Terça-feira, 7 de julho de 2020 - 13h28

A reunião semanal do Comitê de Comunicação dos Tribunais de Contas, nessa segunda-feira (6/7), contou com a participação do conselheiro Paulo Curi Neto, presidente do TCE-RO, e de Alessandra Gotti, presidente-executiva do Instituto Articule.
O convite para a apresentação do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe-RO) foi formulado pelo conselheiro Cezar Miola, vice-presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon e supervisor das ações do grupo.
Cezar Miola explicou que participações dessa natureza se tonarão frequentes, conforme recomendou o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira, para aprimorar discussões e fomentar pautas sobre as ações dos Tribunais de Contas, mais especificamente aquelas relativas ao acompanhamento dos gastos emergenciais, relacionados à pandemia da COVID-19.
A experiência do Gaepe-RO, que atua no controle das políticas públicas da educação, no mesmo nível de prioridade com que acompanha a área da saúde, foi relatada pelo conselheiro Paulo Curi. Ele destacou o primordial apoio do Comitê Técnico de Educação do IRB, presidido pelo conselheiro Cezar Miola, na formação e nas ações desenvolvidas pelo Gabinete.
Na opinião de Cezar Miola, a dimensão desse trabalho deve ser difundida, como uma comprovação do êxito da experiência. “A garantia do direito fundamental à educação, com qualidade e equidade, é o grande propósito do CTE-IRB; por isto nos empenhamos nessa articulação interinstitucional e no envolvimento da sociedade, principal interessada na efetivação dos resultados das políticas públicas”, complementou.
O Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação é fruto de uma parceria com o Instituto Articule, que oferece “know-how” e elementos técnicos para indicar e fomentar a tomada de decisões, relacionadas à manutenção do ensino público. O Gaepe também discute as possibilidades de um retorno seguro das atividades presenciais, no pós pandemia.
Alessandra Gotti falou acerca da concepção do Instituto Articule, que nasceu com a missão de criar uma cultura de maior diálogo entre os poderes e as três esferas de governo. “A intenção é impulsionar melhores resultados nas políticas públicas sociais, como saúde e educação”, comentou.
A presidente do Instituto Articule salientou que os Tribunais de Contas possuem um importante protagonismo nesse contexto e que têm fomentado e aprimorado o diálogo institucional, em particular na temática da reorganização escolar. A experiência de Rondônia, de acordo com Alessandra Gotti, tem estimulado respostas mais rápidas e eficientes.
GAEPE-RO
O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe-RO) é composto pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), Ministérios Públicos de Contas (MPC-RO) e Estadual (MP-RO), Tribunal de Justiça (TJ-RO), Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Instituto Articule e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em diálogo com os representantes da Seduc, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual da Educação e da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bofetada II! Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026
Alteração normativa aparentemente discreta, aprovada no fim de 2025, deve provocar impactos significativos na tributação de micro e pequenas empresa

Rondônia se mantém com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, segundo nova pesquisa do IBGE
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados

Resolução 183! E o governo deu uma bofetada na cara do MEI
Mês de Outubro fechou com uma notícia preocupante para milhões de microempreendedores individuais (MEI) em todo o país. Em 13 de outubro de 2025, o

O governo de Rondônia editou o Decreto nº 30.732, de 2 de outubro de 2025, que restabelece o prazo de 45 dias para regularização do Imposto sobre Op
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)