Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Exclusivo – DIÁRIO NA VENEZUELA – Por André Sório - Episódio 3


Exclusivo – DIÁRIO NA VENEZUELA – Por André Sório - Episódio 3 - Gente de Opinião

EPISÓDIO 3 – 06 DE FEVEREIRO DE 2019

“Não tem jeito. Vou começar o relato de hoje falando de comida, uma das coisas que gosto aqui na Venezuela e também na Colômbia.

Praticamente em todas as refeições você encontra:

                → Arepa: A base de milho, mas parece um pão de queijo que subiu na vida;

                → Llanero: Lembra um queijo caipira, pouco curado. O povo daqui sempre come ralado;

                → Carne desfiada.

Os cafés e os chocolates são muito bons.

Mas vamos continuar falando do setor produtivo do País.

Nesta quarta-feira (06.02.2019) o governo venezuelano retirou impostos e qualquer restrição à importação de lubrificantes. Com isso, aquela dificuldade que relatei no Episódio 1 deve diminuir. A decisão foi recebida com entusiasmo e acabou sendo o assunto do dia.

Estou fazendo um trabalho de consultoria para uma fazenda e laticínio no Estado Apure, no sudoeste do País. A propriedade possui uma área de 7.000 hectares, conta com bovinos de corte, 600 vacas em lactação e produz queijo e doce de leite. Como a hiperinflação geralmente prejudica o básico da vida dos habitantes com menos renda, a empresa rural resolveu custear toda a alimentação de seus 115 funcionários. São três cantinas servindo, em média, 500 refeições/dia.

Além de garantir energia e disposição para o trabalho, o custeio da alimentação também serve de estímulo para que o pessoal chegue mais cedo ao serviço. Como a estrutura fica próxima à cidade (a capital do Estado, San Fernando de Apure), quase toda a equipe reside na zona urbana.

A equipe é bem capacitada. Na gerência estão um engenheiro agrônomo e um médico veterinário experientes e inteligentes. Na chefia de operação estão dois agrônomos e dois engenheiros de produção, recém-formados. E por aqui não basta dar ordens. Todos têm de ralar bastante. Na fábrica (laticínio) boa parte dos funcionários é graduada.

Percebi que a equipe é superinteressada em aprender e, me atrevo a dizer, bastante comprometida com a melhoria da produtividade da empresa, que passou por um processo de sucessão consolidado há aproximadamente seis meses.

As sugestões que estou propondo – em termos de manejo de pasto, organização dos animais e uso de maquinário – estão sendo muito bem recebidas. Isso inclui questões complexas, relacionadas à direção da empresa. Sinceramente, achei que encontraria um pouco mais de resistência, tanto dos proprietários quanto dos funcionários.

No próximo episódio pretendo revelar algo que me surpreendeu bastante por aqui”.

 

 

 

Autor - André Sório – engenheiro agrônomo e consultor agropecuário – andre.sorio@uol.com.br

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial

Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial

Sim, você leu certo, acredite!Em um cenário de constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica, os pequenos empresários enfrentam um desafio cada

Sebrae assina Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com CGU

Sebrae assina Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com CGU

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) promove uma cerimônia nesta quarta (30), às 9h, em sua sede em Porto Velho para

Porto Velho se destaca como polo emergente da economia criativa no Brasil com o World Creativity Day 2025

Porto Velho se destaca como polo emergente da economia criativa no Brasil com o World Creativity Day 2025

A capital de Rondônia encerrou com sucesso a edição 2025 do World Creativity Day – WCD (Dia Mundial da Criatividade e Inovação), que movimentou a ci

FAMPE se consolida como ferramenta estratégica para inclusão financeira e fortalecimento das MPEs no estado

FAMPE se consolida como ferramenta estratégica para inclusão financeira e fortalecimento das MPEs no estado

O projeto “Conexão Financeira”, iniciativa estratégica que visa ampliar o acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores em todo o estado, c

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)