Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Excelência de Rondônia na busca ativa escolar é destacada em reunião do Gaepe


Excelência de Rondônia na busca ativa escolar é destacada em reunião do Gaepe  - Gente de Opinião

“Rondônia hoje está no topo do ranking dos estados, quando o assunto é a busca ativa escolar”. Esse destaque foi feito pela Presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, ao abrir a 2ª Reunião Presencial do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO), na manhã desta quarta-feira (23/8), no auditório do Tribunal de Contas. 

 

Integrado por instituições do Sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Defensoria Pública), órgãos de Controle (Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Executivo (Secretarias Estadual e Municipais de Educação), além dos Conselhos de Educação, o Gaepe é coordenado pelo Instituto Articule, em conjunto com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). 

 

Essa atuação em governança, conforme destacou Alessandra Gotti, proporcionou avanços, como o registrado na Busca Ativa Escolar (BAE), uma estratégia que conta com o apoio do Fundo Unicef e busca, através de dados concretos, auxiliar municípios e estados na identificação de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, que estão fora do ambiente escolar ou em risco de abandono. 

 

“Rondônia tornou-se referência nacional graças ao trabalho conjunto do Estado com municípios. A Secretaria de Educação do Estado assumindo o papel de coordenar a grande frente da busca ativa, em conjunto com os secretários municipais. Um trabalho cada vez mais intersetorial, envolvendo ainda a saúde e a assistência social”, explicou. 

 

Próximo de completar quatro anos, o Gaepe-RO foi criado durante a pandemia, a fim de possibilitar um alinhamento entre todas as instituições quanto a medidas de urgência adotadas na educação. Com os resultados exitosos da articulação obtidos na pandemia, se colocou como órgão permanente, contemplando uma agenda educacional para resolver problemas históricos, com o objetivo de alavancar os indicadores educacionais. 

 

Hoje já são quase 80 reuniões do Gabinete, a primeira governança do país nessa área, que, posteriormente, foi multiplicada para o país. “Atualmente, o Gaepe trata de uma pauta muito importante, sobretudo num país muito desigual, que é a de promover a equidade. A expectativa é avançar ainda mais em temas como educação antirracista, educação inclusiva, educação no campo, e assim podermos garantir que cada criança e jovem possa ter uma educação de qualidade no Estado de Rondônia”, completou Alessandra Gotti. 

 

Além dela, fez uso da palavra na abertura, o Procurador de Justiça do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Marcos Tessila, que, entre outros pontos, citou a importância do trabalho cooperativo e dialógico estabelecido por meio do Gaepe em Rondônia. “É verdade que, com o Gaepe, houve grandes avanços. Mas ainda há muito a ser feito em prol da educação”, pontuou o Procurador.  

 

CARTA COMPROMISSO 

 

Logo após a abertura, foi apresentado um panorama geral e detalhado de pontos relacionados à Carta Compromisso do Gaepe-RO, incluindo o cumprimento das ações da Carta pelos municípios rondonienses. A exposição foi realizada pela Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (Undime-RO), Luslarlene Fiamett. 

 

Ainda na programação matinal da reunião presencial, foram abordadas e discutidas ações visando fomentar a coordenação entre Estado e municípios em prol do desenvolvimento da política educacional. O painel foi ministrado, de modo online, pela consultora em políticas educacionais, Fernanda Castro Marques. 

 

Encerrando a manhã, a promoção da equidade de gênero foi temática explorada pela defensora pública de Rondônia, Késia Abrantes.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Está em curso no Congresso Nacional uma proposta que pode redefinir o marco da formalização no Brasil: a atualização dos limites de faturamento para

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, o Sebrae em Rondônia realizará o II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)