Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Estão abertas as inscrições para os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente


Estão abertas as inscrições para os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente - Gente de Opinião

Com o objetivo de reconhecer e estimular projetos de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, há dezoito anos foram lançados os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Para a edição de 2022, são cerca de R$180 mil distribuídos em prêmios aos vencedores e a cerimônia outorga da premiação deve ocorrer em 25 de novembro, na cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Está dividido em duas categorias: a primeira contempla trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos, intitulada Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, e a segunda homenageia personalidade do meio empresarial ou acadêmico, que se destacou em prol do desenvolvimento sustentável na região, intitulada Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

Quanto ao Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, ocorre duas naturezas de premiação: a primeira tem o objetivo é revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica, intitulada Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL). A segunda categoria de premiação é honorífica, abrangendo duas distinções: o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).

Os critérios de avaliação são: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados a serem obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. É válido destacar que as propostas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo, por pessoas, maiores de 17 anos, de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam relacionadas com o desenvolvimento da Região Amazônia. Os trabalhos elaborados em grupo devem ser representados por uma única pessoa, ficando a critério da equipe a escolha de seu representante, dentre os autores da proposta. O representante será o único vínculo com o sistema de inscrição e acompanhamento e será tratado como o autor da proposta. Os demais membros da equipe serão coautores.  Após finalizada a inscrição, fica vedada a substituição do representante.

Cada participante poderá se candidatar na mesma ou em mais de uma categoria, desde que com trabalhos distintos e que não tenham sido agraciadas em edições anteriores. Serão aceitos somente trabalhos inéditos para a região amazônica ou que apresentem elevado grau de inovação em trabalho já existente.

Os detalhes podem ser conferidos no edital e as inscrições estão abertas até o dia 15 de julho, podendo ser feitas pelo site: http://amazonia.ibict.br/ e é importante mencionar que as propostas poderão ser apresentadas por pessoas de todas as ocupações, desde que estejam diretamente relacionadas com o desenvolvimento da Região Amazônica.

A previsão de divulgação do resultado, bem como o julgamento está previsto para o dia 28 de outubro. As premiações são realizadas em edições anuais e de forma itinerante nos estados que integram a Amazônia Legal, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)