Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Deputado Ribeiro indica ao Executivo a implementação do Programa REFAZ ICMS 2025

Para o parlamentar, a medida representa responsabilidade fiscal com sensibilidade social


Deputado Ribeiro indica ao Executivo a implementação do Programa REFAZ ICMS 2025  - Gente de Opinião

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) apresentou indicação ao Poder Executivo de Rondônia, solicitando a implementação do Programa REFAZ ICMS 2025. O pedido tem como foco a implementação da iniciativa fiscal como resposta à crise que afeta o setor comercial, especialmente no município de Guajará-Mirim.

Tradicionalmente realizado no segundo semestre, o REFAZ ICMS é um programa de refinanciamento que permite a quitação ou parcelamento de débitos relacionados ao ICMS com condições facilitadas, como redução de multas e juros. Em 2024, a última edição ocorreu no mês de junho, conforme a Lei nº 5.621, de 18 de setembro de 2023.

Segundo o parlamentar, o momento exige que o programa seja implementado. “O comércio de Rondônia, em especial o de Guajará-Mirim, está enfrentando uma situação crítica. A dependência econômica das transações com a Bolívia, somada à instabilidade cambial e à crise naquele país vizinho, tem afetado profundamente nossas empresas locais. O Estado precisa agir de forma emergencial”, afirmou Ribeiro.

Empresários de Guajará-Mirim, juntamente com a Associação Comercial local e representantes do Legislativo, vêm buscando apoio institucional para evitar o colapso econômico na região. A implementação do REFAZ é vista como uma medida concreta e viável para impedir o fechamento de empresas, evitar demissões em massa e preservar CNPJs ativos.

“A classe empresarial tem nos procurado com apelos legítimos. Sem apoio fiscal imediato, muitos comerciantes não conseguirão manter suas atividades. Estamos falando de empregos, de sustento familiar e da própria sobrevivência da economia local”, reforçou o deputado.

Ribeiro destacou ainda que, embora a crise seja mais visível em Guajará-Mirim, outras regiões de Rondônia também seriam beneficiadas com a antecipação do programa. Para o parlamentar, a medida representa responsabilidade fiscal com sensibilidade social, especialmente em um momento em que a recuperação econômica ainda é instável para pequenos e médios empreendedores.

“Nossa indicação é clara: o REFAZ precisa ser lançado o quanto antes. É uma política tributária que une arrecadação e apoio ao contribuinte — e pode ser decisiva para evitar que a crise se agrave”, concluiu o parlamentar.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Autônomos no CPF devem sentir pressão por nota fiscal já a partir de janeiro de 2026. O trabalho “no CPF” deve enfrentar uma mudança prática importa

Refis 2026 começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros

Refis 2026 começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros

Com o objetivo de oferecer aos moradores uma oportunidade de regularizar dívidas com o município, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que, a partir d

FACER participa da 3ª Reunião do Comitê de Comércio Exterior do Estado de Rondônia

FACER participa da 3ª Reunião do Comitê de Comércio Exterior do Estado de Rondônia

Na manhã desta quarta-feira (10), o vice-presidente da FACER, Sr. Cícero Noronha e o Diretor de Finanças, Sr. Ednilso de Oliveira representaram a FA

Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI

Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI

Tem sido veiculado em diferentes meios de comunicação, incluindo televisão, rádio e redes sociais, a informação de que toda a receita recebida por u

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)