Sexta-feira, 20 de dezembro de 2019 - 09h39
Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Chupinguaia oferecem Sala do Empreendedor em suas estruturas municipais. Com apoio do Sebrae em Rondônia, o pequeno empreendedor recebe orientações, se formaliza e pode potencializar as economias locais, gerando emprego, rendo e cidadania.
Com promulgação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, (123/06), que prevê condições especiais para fomentar o empreendedorismo voltado aos Pequenos Negócios, o pequeno empreendedor recebeu um apoio significativo para atuar inclusive com o poder público. São diversos mecanismo que visam criar condições para favorecer a desburocratização e a simplificação de processos que estimulem a cultura empreendedora e privilegiem a geração de negócios e o desenvolvimento econômico local, uma vez que são as Micro e Pequenas Empresas (MPE) que geram proporcionalmente, mais empregos no país.
O Sebrae tem entre sua missão institucional promover debates buscando a simplificação e reduzir a burocracia para fomentar a formalização de empresas. Neste sentido, sua atuação compreende a mobilização e provocação dos entes públicos para a sensibilização das instituições para o que se propõe a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
O gestor público que identifica no Sebrae o parceiro certo para ser um agente transformador da economia de seu município consegue alcançar grandes resultados através das compras públicas, especialmente no que se refere ao PAA e PNAE. Os recursos circulam no própria município, a arrecadação sobre um incremento e, consequentemente, há mais condições para que o poder público aplique seus recursos para benefícios da sua população.
Para Charif Mohamed, analista técnico do Sebrae em Vilhena, “É de extrema importância que as prefeituras do Cone Sul estejam alinhadas na aplicação da Lei Geral, seja na disponibilização das Sala do Empreendedor, na nomeação dos Agentes de Desenvolvimento ou na correta aplicação da Lei destinada às MPE nas compras públicas. Estão de parabéns todos os gestores públicos dos municípios do Cone Sul, que enxergam o Sebrae como grande parceiro para mostrar a força do empreendedor brasileiro”, disse.
Em 2020, o Sebrae continuará sendo parceiro das pequenas empresas e dos municípios, quer seja na Educação Empreendedora, na articulação para aplicação da Lei Geral ou mesmo na capacitação e orientação aos empresários da região pois acredita que o melhor programa social que existe é o empreendedorismo que gera resultados financeiros.
Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativ
Na manhã desta quinta-feira (04/09), a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia sediou em Porto Velho uma importante
Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?
Manter as contas em dia nem sempre é fácil, e imprevistos podem atrapalhar qualquer orçamento. Nessas horas, muitas pessoas se perguntam como consegu
Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!
Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?No dia 29 de agosto de 2025, a Receita Federal publicou a Instrução Nor