Sexta-feira, 4 de junho de 2021 - 13h28
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
(CNC), representante máxima do setor, o Dia dos Namorados deve movimentar R$
1,8 bilhão em vendas no varejo de todo o país este ano. É um crescimento de
29,4% em relação à mesma data no ano passado, porém, como o nível do ano
passado foi muito baixo, pelas restrições impostas pela pandemia, quando houve
uma queda histórica de -25,3%. A
comparação adequada deve ser feita com as vendas realizadas em 2019, que foram
de R$ 1,87 bilhão, ou seja, as vendas este ano devem ficar 4% abaixo do patamar
verificado em 2019.
Em Rondônia, segundo o Departamento Econômico da Federação do Comércio
de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - Fecomércio/RO, a situação
será um pouco melhor, de vez que as vendas são estimadas em R$ 12 milhões, ou
seja, apenas -3,7% abaixo dos R$ 12,5 milhões vendidos em 2019. O presidente da Fecomércio/RO e
vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, destaca que a data 12 de junho é
muito importante para o varejo e que, este ano, deve ter uma importância maior
porque a flexibilização das medidas restritivas deve impulsionar também o setor
de serviços, embora ainda com as restrições feitas aos banhos e balneários,
para ele, já se observa um começo de reação nas vendas em bares, restaurantes,
setor de beleza e estética e outros, inclusive, o turismo que foram muito
afetados pela pandemia.
No entender de Raniery “Precisamos acelerar a vacinação, pois, é
essencial que haja uma tendência de baixa nos números para que a economia possa
voltar à normalidade. De qualquer forma, há indicadores de que, logo,
voltaremos a aquecer o mercado e o otimismo de muitos empresários nos leva a
crer que o Dia dos Namorados irá ajudar a superar este desafio da retomada do
crescimento”.
Vestuário tende a ser carro chefe das vendas
O que tem animado os empresários é a maior movimentação neste ano, que
provém da redução nos níveis de isolamento social. Na segunda quinzena de maio
de 2020, a concentração de consumidores em áreas comerciais havia recuado 53%
em relação à circulação verificada antes do início da pandemia, de acordo com
monitoramento realizado pelo Google. Embora o consumo presencial não tenha
ainda se normalizado, na segunda metade de maio de 2021 a concentração da
população nessas áreas aumentou, situando-se 22% aquém da circulação
considerada “normal”. Isto é o que se observa com que o Índice de Expectativa
do Empresário do Comércio-IEEC de Porto Velho que, em maio, alcançou 153
pontos, numa escala de 0 a 200 pontos, o que reflete uma expectativa muito
melhor em relação ao futuro. Também contribui para isto, em Rondônia, a
recuperação que alguns segmentos da economia que experimentam, como é o caso do
segmento de vestuário, calçados e acessórios, o carro-chefe das vendas
associadas ao Dia dos Namorados, que, em nível nacional, deve ter o equivalente
a 44% das vendas esperadas no período. Trata-se de um resultado animador na
medida em que, em 2020, as lojas do ramo de vestuário amargaram perdas de 43%
em relação à data de 2019.
São esperadas boas vendas ainda nos ramos de utilidades domésticas e
eletroeletrônicos (celulares em especial), hiper e supermercados e farmácias,
perfumarias e lojas de cosméticos. Também se deve considerar que, com a
desvalorização cambial no primeiro trimestre, os produtos tipicamente mais
demandados nesta época apresentam o maior aumento de preço (+3,9%) desde 2017.
Destacam-se neste contexto as flores (+18,8%), joias e bijuterias (+17,6%) e os
relógios de pulso (+10,3%). Em contrapartida, sete itens pesquisados deverão
estar mais baratos do que no mesmo período do ano passado, com destaque para os
serviços de hospedagem (-7,6%), livros (-5,8%) e artigos de maquiagem (-3,9%).
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