Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Banco da Amazônia confirmado como patrocinador da Agrolab Amazônia

Instituição com décadas de atuação junto ao setor produtivo da região reforça o portfólio de parceiros do evento


Banco da Amazônia confirmado como patrocinador da Agrolab Amazônia  - Gente de Opinião

Uma das mais sólidas e importantes instituições financeiras com forte atuação no fomento a novos negócios na Amazônia Legal, o Banco da Amazônia, acaba de confirmar sua participação como patrocinador do evento Conecta Sebrae - Agrolab Amazônia, uma feira totalmente virtual voltada exclusivamente ao agronegócio da região amazônica e que acontece nos dias 14 a 16 de setembro.  

Com grande capilaridade pela Amazônia legal e fora dela, o Banco da Amazônia é importante peça de desenvolvimento, especialmente no agronegócio da região e se associa à iniciativa do Sebrae neste evento voltado ao setor produtivo, com oferta de crédito ao pequeno produtor rural também.  

O Conecta Sebrae - Agrolab Amazônia, que acontece em uma plataforma on line, com inscrições gratuitas, onde o participante assumirá um avatar ao se conectar no evento e poderá navegar pelos ambientes virtuais criados está em sua segunda edição, ampliada e com mais interação. O participante poderá assistir palestras, participar de rodadas de negócios, fazer networking, visitar stands virtuais e muito mais. Para fazer uma pré inscrição, basta acessar www.agrolabamazonia.com e receber conteúdos exclusivos do evento (programação, palestrantes e demais informações).  

Sobre o Banco da Amazônia (Basa)  

O Banco da Amazônia (Basa) é uma instituição financeira que surgiu em plena Segunda Guerra Mundial, em 1942, com o objetivo de financiar a produção de borracha para países aliados. Desde então, passou por vários ciclos.  Com o gestor do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), criado em 1989, possibilita aos mini, micro e pequenos produtores e empresários da região o acesso a uma fonte permanente e estável de financiamentos de longo prazo, com encargos diferenciados, resultando no crescimento de postos de trabalho e da geração de renda.  

O Banco da Amazônia tem atuação voltada para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, através da definição de critérios rigorosos de análise do crédito, com foco na modernização tecnológica, expansão da rede de atendimento e atenção voltada para satisfazer o cliente, Pessoa Física e Jurídica.   

Atualmente, é o principal banco regional responsável pelo desenvolvimento da região amazônica, com crédito e soluções sustentáveis. É também um dos maiores financiadores do agronegócio da região Norte e detém grandes resultados nesse setor econômico. Prova disso é que a instituição bateu o recorde histórico nas contratações de crédito de fomento em 2020, aplicando R$ 11 bilhões em toda a região, mesmo em meio a uma crise mundial provocada pela pandemia da COVID-19.   

De acordo com o superintendente regional do BASA em Rondônia, a instituição aplicou em 2020 somente no agronegócio do estado o valor de R$ 1,8 bilhão. “Entendemos a importância do agronegócio para o desenvolvimento do estado e buscamos estratégias através da tecnologia e inovação para as demandas presentes e práticas sustentáveis para preservação ambiental visando às gerações futuras”. Diego destaca também o papel da agricultura familiar em Rondônia que também tem sido uma das prioridades, com linhas de créditos para jovens, mulheres, e pequenos produtores.   

Para as empresas do setor urbano, o Banco oferece crédito também tanto a pequenas como grandes empresas e serviços que vão desde a abertura e manutenção de salões e padarias, a grandes projetos de energia renovável.   

Além do crédito, o Banco da Amazônia promove ações de voluntariado social por meio de seus colaboradores e concede patrocínio a projetos sociais, esportivos, culturais e ambientais. Dessa forma, a instituição entende que para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, deve trabalhar nas três vertentes da sustentabilidade que são ações sociais, econômicas e ambientais. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)