Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Alunos do Abaitará montam barraca de autoatendimento com apoio da Sicoob Credip

Localizada às margens da RO 010, em Pimenta Bueno, barraca comercializa doces, mel, frutas, pimenta em conserva, geleias, sabão líquido e em barra e não tem vendedor.


Alunos do Abaitará montam barraca de autoatendimento com apoio da Sicoob Credip - Gente de Opinião

Comércio à base da confiança, essa é a proposta da barraca de autoatendimento montada por alunos do curso técnico em agronegócio do Centro Técnico (Centec) de Educação Rural Abaitará, às margens da RO 010, rodovia que liga Pimenta Bueno a Rolim de Moura. A barraca que comercializa doces, mel, frutas, pimenta em conserva, geleias, sabão líquido e em barra é fruto de um projeto entre a instituição de ensino e a Sicoob Credip.

A barraca de autoatendimento dispensa a presença de um vendedor. Cada produto tem o preço exposto e o próprio cliente escolhe a mercadoria e faz o pagamento da compra. No local, há uma caixa onde o dinheiro deve ser colocado, se for necessário o consumidor também pode pegar o troco.

A ideia do negócio surgiu e foi desenvolvida durante as aulas de cooperativismo, disciplina implantada em 2018, na grade do curso de técnico em agronegócio do Centec Abaitará. Neste ano, a Sicoob Credip firmou uma parceria com a instituição de ensino, disponibilizando um analista de desenvolvimento cooperativo para dar aulas de cooperativismo aos estudantes.

“No primeiro semestre, trabalhamos bastante a teoria e agora eles estão colocando o cooperativismo em prática associado ao empreendedorismo. Essa parceria é muito importante para nós da Sicoob Credip, pois conseguimos disseminar e fortalecer o cooperativismo também nas instituições de ensino”, esclareceu o analista de desenvolvimento cooperativo da Sicoob Credip, Samuel Trevenzoli.

Edivan da Silva é um dos estudantes do curso de agronegócio envolvidos na barraca de autoatendimento. Ele conta que todos os produtos vendidos são agroecológicos e produzidos pelos alunos dentro do Abaitará.

“A barraca funciona apenas durante o dia. Toda semana um grupo de alunos fica responsável por repor os itens vendidos e recolher o dinheiro e os produtos no fim do dia.  Vamos testar a honestidade das pessoas, já tem outros exemplos de barraca como esta que tem dado muito certo”, disse Edivan.

Para o professor do Centec Abaitará, Paulo Dimas, o projeto possibilita aos alunos colocarem em prática conhecimentos aprendidos em sala de aula.

“Antes de inaugurarmos a barraca, os alunos tiveram que aprender a cooperar, fazer o plano de negócio, calcular custos dos produtos e fazer o fluxo de caixa. Todo esse conhecimento agora está sendo colocado em prática com o funcionamento do negócio”, destacou Paulo.

A barraca de autoatendimento começou a funcionar nesta terça-feira (17), o presidente do conselho de administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, esteve presente na inauguração do negócio e parabenizou a iniciativa e desempenho dos estudantes.

“Esse trabalho é um laboratório para os estudantes que estão experimentando não só a prática de empreender mais também a prática da cooperação. Para desenvolver a barraca eles tiveram que constituir uma cooperativa e isso é maravilhoso. Tenho certeza que são ensinamentos que eles levaram para vida toda”, finalizou Oberdan.

Alunos do Abaitará montam barraca de autoatendimento com apoio da Sicoob Credip - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

A Receita Federal informou que foram disponibilizados no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) os Termos de Exclusão do regime

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho fechou o primeiro semestre de 2025 com números expressivos na economia e alcança um marco significativo no desenvolvimento econômico no es

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Paraense de nascimento e rondoniense de coração, a empreendedora no ramo de cosméticos e confecções, Regina Veiga, é uma das participantes da Feira Mu

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativ

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)