Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Alta Floresta D’Oeste ajusta parceria com o Sebrae em Rondônia para o programa Cidade Empreendedora

O Programa é uma iniciativa inovadora criada para estimular o empreendedorismo nos municípios


Alta Floresta D’Oeste ajusta parceria com o Sebrae em Rondônia para o programa Cidade Empreendedora - Gente de Opinião

Os diretores do Sebrae em Rondônia, superintende Daniel Pereira e técnico Samuel Almeida, se reuniram, nessa quarta-feira, 27 de janeiro, através de vídeo conferência, com o prefeito de Alta Floresta D'Oeste Giovan Damo e vice Robson Ugolini e sua equipe formada pelo Secretário de Agricultura, Lenoir, Diretor de Assuntos Agropecuários, Marcos Antonio; Secretária Adjunta da Educação, Vania Moreira e chefe de Gabinete, Walmir Étori, para apresentar o programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades para estimular a economia e o desenvolvimento do município.

O encontro foi uma solicitação da administração municipal que manifestou interesse em aderir ao programa para traçar melhorias para o município.

”Esse programa Cidade Empreendedora para o nosso município vai ser um grande avanço pela parceria com o Sebrae. Tenho certeza que a curto prazo esse processo vai trazer a melhoria que precisamos num todo, parte empresarial, jovens empreendedores, etc. A longo prazo, tenho certeza que o Ideb, a qualidade do ensino vai melhorar muito, muito mesmo. O que a nossa gestão está semeando aqui em 2021, daqui a 15, 20 anos, a gente vai continuar tendo ótimos resultados. Então essa parceria, tenho certeza que dará bons frutos ”, comenta o prefeito Giovan Damo

O prefeito foi um dos primeiros a procurar o Sebrae em busca de parceria para implementar melhorias no seu município. Em visita à sede do Sebrae, em Porto Velho, no início de dezembro, conheceu o case de sucesso de ações disponibilizadas pela instituição que podem ser implementadas no município, com ênfase aos programas Educação Empreendedora e Cidade Empreendedora, e se comprometeu a não medir esforços para seguir com a parceria do Sebrae.

“Não temos dúvidas que essa parceria vai gerar muitos resultados positivos para o desenvolvimento do município. Eu já tinha falado naquele primeiro encontro, em dezembro, que o prefeito que tem visão, uma linha de pensamento estratégico para o desenvolvimento do seu município, é fundamental a adesão aos nossos projetos. E o prefeito Giovan é o primeiro a aderir a esse programa que, sem sombra de dúvida, trará muitos frutos para Alta Floresta”, afirma Daniel Pereira, Superintendente do Sebrae em Rondônia. Alta Floresta D’Oeste é a primeira cidade do Estado a aderir ao programa Cidade empreendedora.

Programa Cidade Empreendedora

Alta Floresta D’Oeste ajusta parceria com o Sebrae em Rondônia para o programa Cidade Empreendedora - Gente de Opinião

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inovadora criada para buscar um ambiente que favorece o desenvolvimento dos pequenos negócios para estimular o empreendedorismo, promover a competitividade empresarial e contribuir para o crescimento econômico de Rondônia.

Em nosso Estado mais de 95% das empresas existentes são pequenos negócios e elas contribuem na geração de empregos, renda e arrecadação nos municípios. Porém, infelizmente, a realidade de todo país é um ambiente desfavorável para o crescimento e sustentação dessas empresas.

O Programa pretende realizar mudanças com implantação de políticas de desenvolvimento previstas na Lei Geral da MPE nos eixos: atores do desenvolvimento, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, educação empreendedora, mapeamento de oportunidades, gestão estratégica orientada para resultados e plano de desenvolvimento econômico, entre outros projetos que vão facilitar a vida do microempresário. Serão abordados 10 temas (entre eles, liderança, sustentabilidade, inovação, entre outros), considerando ações e indicadores a serem trabalhados e acompanhados através do programa. A analista do Sebrae em Rolim de Moura, Sirlei Cruz também participou da reunião.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

A Receita Federal informou que foram disponibilizados no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) os Termos de Exclusão do regime

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho fechou o primeiro semestre de 2025 com números expressivos na economia e alcança um marco significativo no desenvolvimento econômico no es

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Paraense de nascimento e rondoniense de coração, a empreendedora no ramo de cosméticos e confecções, Regina Veiga, é uma das participantes da Feira Mu

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativ

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)