Sexta-feira, 18 de novembro de 2016 - 18h03
Com texto de Cecília Alves Pinto, a Ciça, e ilustrações do cartunista Ziraldo, será lançado na próxima quarta-feira, 23 de novembro, o livro “Rondon – Menino Cândido” destinado ao público infantil e juvenil, contando a história de Cândido Mariano Rondon e como o militar, sertanista e humanista emprestou seu nome para um Estado brasileiro, única das Unidades Federativas a homenagear uma pessoa.
No livro, Ciça Alves Pinto resgata a história de Rondon desde o nascimento – aspecto praticamente inédito, já que a maioria das obras sobre o sertanista aborda a fase da vida adulta, quando liderava as missões de implantação da linha do telégrafo Cuiabá – Santo Antônio do Madeira, na pacificação de povos indígenas ou no reconhecimento das fronteiras do Brasil com os países vizinhos.
A iniciativa é da Santo Antônio Energia, responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, que prossegue com o trabalho de resgate histórico da cultura regional, com a preocupação de devolver à população um legado de conhecimento decorrente da implantação do empreendimento. Além disso, a ação coincide com a proximidade da geração plena da hidrelétrica, que vai produzir energia suficiente para abastecer cerca de 45 milhões de residências.
São três mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente para as escolas da rede pública de Porto Velho e para as bibliotecas. O diretor de Comunicação Corporativa da Santo Antônio Energia, Paulo Damião destaca que “a empresa continua investindo em ações que valorizem a cultura regional, pois a Hidrelétrica Santo Antônio é um empreendimento de longo prazo e que já está integrada à história de Rondônia”.
A noite de autógrafos, também com distribuição gratuita de exemplares, terá a presença do escritor, cartunista e ilustrador Ziraldo está programada para a próxima quarta-feira, 23, a partir das 18h30, próximo à praça Calama, do Porto Velho Shopping.
Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto é jornalista, chargista, caricaturista, escritor, teatrólogo e pintor. Ele é mineiro, nascido na cidade de Caratinga. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome nasceu da combinação dos nomes de sua mãe (Zizinha), com o do seu pai (Geraldo).
Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como o Jornal do Brasil e O Cruzeiro. A fama começou a vir nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: “A Turma do Pererê”. Com outros humoristas fundou O Pasquim. Em 1969 Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil: Flicts, que conquistou fãs em todo o mundo e em 1980 lançou o Menino Maluquinho, que foi um fenômeno editorial no Brasil.
Fonte: José Carlos Sá
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p