Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem está disponível gratuitamente no YouTube, ampliando o acesso do público à cultura e às tradições da Comunidade Quilombola de Santa Cruz.


Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras - Gente de Opinião

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para alunos da Escola Estadual de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Carlos Drummond de Andrade, no município de Cerejeiras (RO). A obra retrata a força simbólica, a beleza e a riqueza cultural da centenária Festa do Divino Espírito Santo, realizada na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, no Vale do Guaporé.

Dirigido pelo fotógrafo e documentarista Washington Kuipers, o filme tem duração de 15 minutos, classificação livre e conta com interpretação em Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade. A exibição ocorreu em duas sessões, uma no período vespertino e outra no noturno, possibilitando a participação de estudantes de diferentes turnos.

De acordo com a equipe de produção, cerca de 40 pessoas, entre alunos, professores e equipe escolar, assistiram ao documentário. Após as sessões, foi realizada uma roda de conversa mediada pelo sociólogo Márcio Guilhermon, que destacou o audiovisual como uma importante ferramenta de reflexão sobre identidade, memória e resistência cultural. O momento promoveu o diálogo entre os estudantes sobre o valor da Festa do Divino para a Comunidade Quilombola de Santa Cruz e sua relação com a história e a diversidade cultural de Rondônia.

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras - Gente de Opinião

Com uma abordagem sensível e etnográfica, o filme propõe um mergulho na manifestação religiosa que, há gerações, mobiliza a comunidade quilombola. A narrativa valoriza a oralidade, a fé e os saberes tradicionais que envolvem a celebração, reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia.

Segundo o diretor Washington Kuipers, levar o documentário às escolas públicas é uma forma de democratizar o acesso à cultura e fortalecer a identidade regional. “Exibir esse documentário para os alunos é fundamental para que as novas gerações conheçam e valorizem a riqueza cultural existente em Rondônia. O curta não é apenas um registro audiovisual, mas um instrumento de educação, memória e reconhecimento de um povo que resiste e se reinventa há séculos”, afirmou.

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – LPG Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, no Eixo II: Curtas-Metragens, Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos.

O filme está disponível gratuitamente no YouTube e já contabiliza quase 400 visualizações. O curta-metragem está disponível no seguinte link:

https://youtu.be/5OpW1FaJVQM?si=bCR_FQ9YDIsEA9k8

Com uma proposta comprometida com a valorização das culturas populares e tradicionais da Amazônia, “Vozes do Divino” reafirma o papel do audiovisual como instrumento de educação, preservação da memória e fortalecimento da resistência cultural.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)