Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema


Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema - Gente de Opinião

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qualquer um entende. Entre imagens orgânicas, ironia afiada e um olhar crítico que dispensa obviedades, o curta transforma a urgência ambiental em uma experiência sensorial e política — daquelas que ficam ecoando depois que a tela escurece.

E não é só o clima que anda esquentando, neste final de ano,  o filme vem circulando pelos festivais internacionais e acumulando reconhecimento em territórios onde o frio é intenso, mas o debate é quente.

Na Suécia, o curta integrou a programação do Festival Internacional de Cinema de Lulea em novembro, estreando na 6ª edição consecutiva, evento que se consolidou como um dos principais espaços nórdicos para filmes independentes de todo o mundo. Avaliado mensalmente por um júri internacional, o curtametragem esteve no radar para as exibições presenciais e sessões de Q&A do festival diretamente de Luleå,em Norrbotten na  Suécia onde o gelo tem encontro marcado tradicionalmente com o cinema autoral.

No Canadá, o reconhecimento veio em dose dupla. Em Toronto, CL[y]MATICS foi indicado a Curta Melhor Documentário no Couch Film Festival, figurando entre os 8 filmes favoritos do júri. A seleção não garantiu uma exibição especial no evento do dia 30 de dezembro, mesmo assim se tornou relevante para o ecossistema audiovisual contemporâneo.

Também em Toronto, o curta marcou presença no AltFF – Alternative Film Festival, outro espaço que foge do óbvio. Distante da lógica tradicional de premiações, o AltFF celebra aquele cinema que atravessa fronteiras estéticas e conceituais — e CL[y]MATICS foi novamente indicado a Melhor Curta Documentário, integrando o grupo de finalistas exibidos no evento trimestral do festival.

Entre o Ártico sueco e o circuito alternativo canadense, CL[y]MATICS segue seu percurso como quem observa o mundo com um leve sorriso amazônico: consciente de que não há neutralidade possível quando o assunto é clima, floresta, rios e futuro. Um curta que não entrega respostas fáceis — mas faz perguntas difíceis, com beleza, trilha sonora impactante e precisão.

Porque às vezes, para falar do fim do mundo, é preciso começar pelo detalhe. E por que não, pelo rio Madeira?

CL[y]MATICS estrou online no Brasil em setembro, durante a última Primavera de Museus - estreando também online no hemisfério norte, indo da Suécia para o Canadá. Confira o curta e tire suas próprias conclusões:

https://miis-ro.org/19a-primavera-dos-museus

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)