Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

ZEZE MOTTA, SENNA E TENDLER NO FESTCINEAMAZÔNIA 2010



A organização do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - Fest Cineamazônia® já tem a confirmação da presença da atriz e cantora Zeze Motta como homenageada. Outros que também estarão recebendo o troféu Mapinguari como homenageados são os cineastas Orlando Senna e Silvio Tendler. O festival será realizado em Porto Velho de 9 a 13 de novembro de 2010. Neste ano, além da mostra competitiva de cinema e vídeo, o evento terá atrações musicais.

Zeze Motta começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em Fígaro, fígaro, Arena canta Zumbi e A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato. Em 1972, participou de Orfeu negro e, em 1974, atuou em Godspell. A carreira de cantora teve início em 1971, e de 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 1980, lançou mais três discos.

Participou de filmes como Vai trabalhar, vagabundo (1973), Ouro Sangrento, Anjos da Noite, Tieta do Agreste, Xica da Silva (1976) e que a consagrou internacionalmente, e Orfeu. Em 1994 gravou a canção o ciclo da vida,abertura do filme o rei leão (1994). Atuou na telenovela Xica da Silva em 1996, vinte anos depois de protagonizar o filme, e onde fez a mãe de Xica, no início, e Xica na maturidade, no final. Na televisão atuou em diversas novelas e seriados.

O cineasta carioca Sílvio Tendler estudou cinema na França. De volta ao Brasil, dirigiu o documentário Os Anos JK, Uma Trajetória Política (1980). Entre tantas direções e produções destacam: O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981), Jango (1984), Castro Alves (1999), Glauber, O Filme – Labirinto do Brasil (2004), Milton Santos ou O mundo global visto de cá, Utopia e barbárie (2010), Verger por Verger e Ter 18 anos em 1968 – este último, um projeto em parceira com a editora Garamond e que envolve, além do filme, um livro. Tandler tem projeto para um documentário sobre Tancredo Neves, que faz centenário em 2010.

O cineasta Orlando Senna começou a produzir cinema nos anos de 1960, época em que também era jornalista. Dirigiu os documentários: Imagem da Terra e do Povo (produzido por Glauber Rocha), Lenda Africana na Bahia e outros. É autor do roteiro e co-diretor do premiado filme Iracema, de 1974, Gitirana e Diamante Bruto (com roteiro e direção). Trabalhou nos roteiros dos filmes O Rei da Noite", Coronel Delmiro Gouveia, Abrigo Nuclear, Ópera do Malandro (com Chico Buarque) e Quincas Berro d'água (adaptação). Atualmente é presidente da TAL – Televisão América Latina, uma rede de comunicação formada entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.

O Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Oi e Oi Futuro, e apoio da Prefeitura de Porto Velho, Semed - Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.

Fonte: Solano Ferreira
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)