Quinta-feira, 7 de outubro de 2010 - 19h26
A organização do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - Fest Cineamazônia® já tem a confirmação da presença da atriz e cantora Zeze Motta como homenageada. Outros que também estarão recebendo o troféu Mapinguari como homenageados são os cineastas Orlando Senna e Silvio Tendler. O festival será realizado em Porto Velho de 9 a 13 de novembro de 2010. Neste ano, além da mostra competitiva de cinema e vídeo, o evento terá atrações musicais.
Zeze Motta começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em Fígaro, fígaro, Arena canta Zumbi e A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato. Em 1972, participou de Orfeu negro e, em 1974, atuou em Godspell. A carreira de cantora teve início em 1971, e de 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 1980, lançou mais três discos.
Participou de filmes como Vai trabalhar, vagabundo (1973), Ouro Sangrento, Anjos da Noite, Tieta do Agreste, Xica da Silva (1976) e que a consagrou internacionalmente, e Orfeu. Em 1994 gravou a canção o ciclo da vida,abertura do filme o rei leão (1994). Atuou na telenovela Xica da Silva em 1996, vinte anos depois de protagonizar o filme, e onde fez a mãe de Xica, no início, e Xica na maturidade, no final. Na televisão atuou em diversas novelas e seriados.
O cineasta carioca Sílvio Tendler estudou cinema na França. De volta ao Brasil, dirigiu o documentário Os Anos JK, Uma Trajetória Política (1980). Entre tantas direções e produções destacam: O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981), Jango (1984), Castro Alves (1999), Glauber, O Filme – Labirinto do Brasil (2004), Milton Santos ou O mundo global visto de cá, Utopia e barbárie (2010), Verger por Verger e Ter 18 anos em 1968 – este último, um projeto em parceira com a editora Garamond e que envolve, além do filme, um livro. Tandler tem projeto para um documentário sobre Tancredo Neves, que faz centenário em 2010.
O cineasta Orlando Senna começou a produzir cinema nos anos de 1960, época em que também era jornalista. Dirigiu os documentários: Imagem da Terra e do Povo (produzido por Glauber Rocha), Lenda Africana na Bahia e outros. É autor do roteiro e co-diretor do premiado filme Iracema, de 1974, Gitirana e Diamante Bruto (com roteiro e direção). Trabalhou nos roteiros dos filmes O Rei da Noite", Coronel Delmiro Gouveia, Abrigo Nuclear, Ópera do Malandro (com Chico Buarque) e Quincas Berro d'água (adaptação). Atualmente é presidente da TAL – Televisão América Latina, uma rede de comunicação formada entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.
O Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Oi e Oi Futuro, e apoio da Prefeitura de Porto Velho, Semed - Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.
Fonte: Solano Ferreira
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p