Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Violência de gênero e suas formas de opressão integram novo episódio de podcast rondoniense

O PPKast traz esclarecimentos sobre as manifestações desse tipo de violência e formas de denunciá-la


Violência de gênero e suas formas de opressão integram novo episódio de podcast rondoniense - Gente de Opinião

A violência de gênero é um mal que afeta a dignidade e o bem-estar das vítimas e de toda a sociedade. Enfrentar esse tipo de opressão é um compromisso social que a população cidadã deve assumir para garantir que todos tenham direitos essenciais, sobretudo àquelas pessoas que estão em maior situação de vulnerabilidade. Desde o início da pandemia, a violência contra as mulheres, por exemplo, aumentou em 86% - conforme dados do Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência. Pode-se analisar que no isolamento social devido ao contexto pandêmico do Covid-19, muitas mulheres tornaram-se vítimas da violência doméstica, pois foram forçadas a conviver por mais tempo com seus agressores.

Diante desse cenário social brasileiro, o PPKast – podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres – aborda a violência de gênero como tema do novo episódio da série “Extraordinários cotidianos”. O programa especial #19, apresentado por Carol Zemuner e Izabela Lima, discute ainda as diversas formas de manifestação desse tipo de opressão e caminhos para formalização das denúncias.

“Trazer ao debate social questões urgentes e, infelizmente, constantes em nosso País é uma forma de combatermos essa situação. Nossa arma é a comunicação, a informação e o acolhimento das pessoas que já passaram ou passam por esse tipo de violência”, comentam as apresentadoras do PPKast.

O episódio conta com a participação especial de Bábara Munhoz, integrante do Grupo de Pesquisa da Unir/RO (estudos de gênero e sexualidade, interseccionalidade e feminismo negro), GEPEA Audre Lorde.

Série “Extraordinários cotidianos” premiada pela Lei Aldir Blanc

O PPKast vem lançando episódios quinzenais da sua nova série “Extraordinários Cotidianos”, agora também sob o formato de videocast pelo Youtube, tendo disponíveis o EP#17 – “Aceitação do corpo” e o novo EP#18 – “Volta ao Convívio Social”.

O referido episódio está disponível para acesso gratuito através do canal do Youtube do PPKast, Spotify, Google Podcast e Anchor. A série “Extraordinários cotidianos” está sendo realizada com recursos da lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc -, por meio do Governo do Estado de Rondônia - Sejucel - edital nº 31/2021/sejucel-codec: 2ª edição Marechal Rondon Prêmio de Produção Literária, Fonográfica e Digital para Difusão de Expressões Culturais, Eixo IV, Categoria M - Podcast.

Sobre o PPKast

Podcast produzido, apresentado e editado por mulheres em Rondônia

O PPKast é um podcast rondoniense produzido e apresentado por mulheres que buscam trazer em suas pautas temas sensíveis da sociedade. Saúde mental, síndrome da impostora, mulheres como protagonistas são exemplos de temas que fazem parte do repertório do PPKast. Todo material produzido é compartilhado de maneira gratuita com os seus ouvintes e o podcast já soma mais de 10 mil reproduções em suas plataformas.

Serviço: Lançamento de novo episódio da Série "Extraordinários Cotidianos", do PPKast

Plataformas de acesso:

•        Youtube: https://cutt.ly/GPzt3k5

•        Spotify: https://cutt.ly/zPzyuov

•        Anchor: https://anchor.fm/ppkast

•        Google Podcast: https://cutt.ly/pPzygsw

Classificação indicativa: 14 anos

 

Acompanhe o PPKast nas redes

No Instagram: https://www.instagram.com/ppk_ast/

No Facebook: https://www.facebook.com/PodcastPPKast/

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

A videoarte Secando a Vida, protagonizada pela artista Lu Rodrigues, está em fase final de produção e será apresentada ao público em uma série de ex

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)