Domingo, 14 de dezembro de 2025 - 09h10

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada pela escritora Bilah Bernardes, Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Minas Gerais. O evento, realizado no tradicional Automóvel Clube de Belo Horizonte, reuniu autoras e representantes de várias regiões do país em uma celebração da literatura produzida por mulheres. Entre as presenças marcantes esteve a escritora Nazian Holanda, uma das homenageadas da noite, que também representou a escritora Izabel Cristina da Silva, Presidente e Coordenadora da AJEB Rondônia, destacando a união e o protagonismo feminino que permeiam a coletânea e fortalecem a rede nacional de escritoras.

A Coletânea “Vozes Libertas”, coordenada por Bilah Bernardes pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), Coordenadoria Minas Gerais, nasce com o propósito de promover vozes femininas que se libertam — vozes que reivindicam o direito de existir com dignidade, de amar sem submissão e de viver sem violência.
Para Irislene Morato, Vice Presidente da AJEB MG e que durante o encontro representou a Renata Dal-Bó, mencionou a importância da diversidade na literatura unindo vários estados num terna que precisamos expandir cada vez mais a escrita sobre as questões que envolvem o sagrado feminino, as questões sociais abrindo mais espaços para as mulheres ecoarem suas vozes.
Em Rondônia, a Coordenadoria liderada pela escritora Izabel Cristina da Silva reforça esse compromisso ao promover espaços onde mulheres ecoam suas histórias, criando territórios de liberdade e debate sobre todas as formas de violência. A iniciativa também fortalece a sororidade e valoriza a escrita feminina como ferramenta de resistência e transformação.
A literatura ganhou ainda mais força por meio do Concurso Literário Vozes Libertas, organizado pela AJEB/MG, com.a participação de várias escritoras do Brasil e contou com a participação de 20 escritoras da AJEB RO e entre as demais, três escritoras da AJEB RO, receberam Menção Honrosa: Nazian Holanda, Mari Lisboa e Sorhaya Chediak.

A Coletânea da AJEB MG reúnem-se textos de várias escritoras do Brasil, dentre elas, oito autoras da AJEB RO, — Avacir Silva, Eduarda Galvão, Izabel Cristina da Silva , Joanna da Silva, Mari Lisboa, Nazian Holanda, Sebastiana Santana e Sorhaya Chediak — destacaram a potência da literatura rondoniense. Seus escritos ecoam vozes que muitas vezes são silenciadas, reafirmando a força e a presença da mulher na literatura contemporânea.
Durante o lançamento, a escritora Nazian Holanda que representou a escritora Izabel Cristina da Silva Presidente Coordenadora AJEB RO e presenteou a escritora Bilah Bernardes, Presidente Coordenadora da AJEB Minas Gerais com a obra Vivências Amazônicas e agradeceu o convite e a sua participação no evento.
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)