Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Exibido gratuitamente em escolas e comunidades, o curta valoriza os saberes ancestrais do povo Nambiquara por meio da produção tradicional da chicha e do beiju.


Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste - Gente de Opinião

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (RO) e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), promovendo o acesso à cultura e a valorização dos saberes tradicionais dos povos indígenas da região.

Coordenada pela produtora cultural Andressa Machado, a obra retrata os saberes ancestrais do povo Nambiquara, evidenciando práticas que preservam não apenas a gastronomia tradicional, mas também a identidade cultural e a memória coletiva da comunidade. As gravações foram realizadas na comunidade indígena Sabanê, abrangendo as aldeias Sowaintê e Capitão Kina, localizadas na zona rural de Vilhena.

Com 14 minutos de duração, classificação livre e recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras e legendas, o documentário convida o público a uma imersão sensível nas tradições que conectam a produção da chicha, bebida fermentada de milho, e do beiju, preparado a partir da mandioca, ao fortalecimento cultural e social do povo Nambiquara.

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste - Gente de Opinião

Segundo Andressa Machado, o documentário foi exibido na Escola Estadual Deputado Genival Nunes da Costa, em Vilhena; na Escola Estadual Inácio de Castro, na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste; e na aldeia Sowaintê, da comunidade Sabanê, em Vilhena. Ao todo, cerca de 500 pessoas prestigiaram as sessões presenciais. Em todas as exibições, o documentário foi seguido por uma roda de conversa mediada por um sociólogo, criando um espaço de diálogo, escuta e reflexão com o público. A atividade possibilitou aprofundar o debate sobre a importância dos saberes ancestrais, o respeito às culturas indígenas, a preservação da memória coletiva e o papel da educação na valorização da diversidade cultural.

De acordo com a coordenadora, a chicha e o beiju ocupam um papel central nas relações sociais dos Nambiquara. “Mais do que alimentos, eles simbolizam partilha, celebração e identidade, reunindo técnicas, rituais e conhecimentos transmitidos ao longo de séculos”, destaca.

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste - Gente de Opinião

A produção foi contemplada pelo Edital nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Lei Paulo Gustavo (LPG), no Eixo II: Curtas-Metragens, Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos. O filme também está disponível no YouTube e já registra quase 300 visualizações.

“Sou imensamente grata a todos que tornaram esse trabalho possível, à Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), ao Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e principalmente ao povo Sabanê, que compartilhou seu tempo e transmitiu seus conhecimentos com generosidade. Este filme é, antes de tudo, deles. Agradeço também a todos que já assistiram à produção”, afirmou Andressa Machado.

O documentário pode ser assistido no link:
https://youtu.be/n3k2bq0CkvE?si=KEs_63hOleAxwD9Q

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)