Quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - 17h11
Mais de cento e cinquenta pessoas prestigiaram na noite de ontem, terça-feira (26/10), no Teatro Banzeiros, a estréia do espetáculo “Estreito Beco”, do grupo teatral de Porto Velho Quebra Cabeça dá o Bote, parceiro da prefeitura de Porto Velho.
A peça é baseada no livro “Espia a Poesia” do poeta cearense Dom Lauro, residente em Porto Velho há décadas. Segundo o poeta Mado, que dirigiu o espetáculo, a idéia do “Estreito Beco” é apresentar a poesia de Dom Lauro, de forma dramatizada. “Não é mais àquela apresentação de poesia declamada e sim dramatizada, ou seja, cada verso ganha vida através dos atores. Os personagens se misturam no contexto poético entre contos e histórias, circulando no espaço cênico, corpo, voz e trilha sonora. Além disso, estamos prestigiando um poeta local”, explicou o diretor.
Segundo Mado, o foco central da peça é a preservação do meio ambiente. “Através da poesia abordamos sobre os crimes praticados contra a natureza, principalmente o desmatamento das florestas”, disse.
Mado trabalha há 30 anos com teatro popular e segundo ele nos últimos anos os portovelhenses tem mudado o conceito sobre o teatro e prestigiado mais as apresentações que acontecem na cidade. “A oferta desta arte hoje também é maior. São vários espetáculos em cartaz na capital, o que tem popularizado o teatro e oportunizado a formação de novos atores. Além disso, a criação de espaços adequados, como o Banzeiros, estimula a criação de novos espetáculos”, completou.
Segundo a atriz, Natália Lima, foram dois meses de intensos ensaios e a expectativa de público foi superada. “O Banzeiros tem capacidade para duzentas pessoas e estava praticamente lotado, o que motivou ainda mais o grupo”, destacou ela.
A funcionária pública Lindomar Soares, foi conferir o espetáculo e ficou, segundo ela, ainda mais apaixonada pelo teatro. “Achei uma verdadeira obra-prima. É muito gratificante saber que em Porto Velho temos excelentes atores e grandes espetáculos como este”, salientou.
Natália ressalta ainda, que quem perdeu a estréia ainda terá duas oportunidades para conferir o trabalho. “Uma nova apresentação será nesta quarta-feira (27/10) e a outra no próximo dia três de novembro, às 21h”, enfatizou.
Dentre as propostas da peça, além de difundir o teatro e discutir temas relevantes, como a preservação do meio ambiente, também está arrecadação de brinquedos para crianças carentes. A entrada é apenas um brinquedo que será entregue à uma associação beneficente, que distribuirá para crianças carentes no natal. “Só na estréia conseguimos arrecadar centenas de brinquedos, que farão muitas crianças felizes neste natal”, finalizou a atriz Natália Lima.
Fonte: Meiry Santos
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)