Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

TEATRO DE RUA: Absurdópolis e Princesa engasgada hoje na praça



O Festival promovido pelo grupo O Imaginário acontece na praça das Caixas D'água

O Festival Amazônia Encena na Rua prossegue na noite de hoje, com as apresentações na praça das Caixas D'água das peças, "O Médico Camponês ou a Princesa Engasgada" com o grupo Quebra Cabeça de Porto Velho (RO) "Absurdópolis" com o grupo Cia. Do Lavrado de Boa Vista (RR).

A peça que será encena da pelo grupo de Porto Velho, trata do relacionamento humano, onde um marido intolerante bate constantemente na sua mulher até que esta se vinga proferindo-lhe o mesmo tratamento. O homem, por uma série de ações, torna-se um bom marido e desta forma conseguem viver em paz.

A respeito da peça "Absurdópolis" batemos um papo com o diretor do grupo Cia. do Lavrado Marcelo: é uma texto escrito pela Cia. do Lavrado baseado na obra Lisístrata de Aristófanes. "Fizemos uma adaptação em cima da idéia dele e resolvemos pegar um pouco dos conflitos que a gente esta vivenciando e experimentando em nossa estado de Roraima e colocar esses conflitos todos dentro dessa dramaturgia" Na realidade trata-se de uma comédia cuja sinopse diz o seguinte: Cansadas da falta dos maridos que lutam na Guerra do Peloponeso, as mulheres de Atenas, de Esparta, de Beócia e de Corinto (cidades gregas mais atingidas pela guerra), lideradas pela ateniense Lisístrata, decidem por fim às hostilidades impondo aos homens um jejum sexual. Ocupam a Acrópole e tomam conta do Tesouro até que atenienses e espartanos decidam pela paz. "São seis atores em cena, Marcelo Peres, Enildo Araújo, Renato Barbosa, Graziela Camilo, Adra Naiara e Gilson".

A abertura do 2º Amazônia Encena na Rua aconteceu na noite de terça feira com a apresentação do show humorístico "O Velho Justino e Suas Poesias Matutas" com o ator Tancredo Silva e a "Guadalupe" vivida pelo comediante Nivaldo Mota que fez o público presente ao teatro 1 do Sesc rir durante sua apresentação.

Na manhã de ontem 22, a coordenação do festival ofereceu café da manhã a imprensa e aos integrantes dos grupos que estão participando do festival, além dos patrocinadores e apoiadores cultural durante passeio de barco pelo rio Madeira.

"Esse rio na realidade é o responsável por que Rondônia tem e é", disse Chicão Santos diretor do grupo O Imaginário promotor do evento. "Nossa intenção é reverenciar esse rio chamando atenção para sua importância. Se a cidade de Porto Velho deu as costas para o Madeira, precisamos dizer para o seu povo sobre a importância desse rio para todos nós", disse Chicão.

Hoje pela manhã começa as oficinas que estarão sendo ministradas durante a realização do Festival Amazônia Encena na Rua todas a partir das 8h no Sesc Esplanada.

A noite na praça das Caixas D'água acontecem os espetáculos de teatro na rua a partir das 19h.

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio