Quinta-feira, 23 de julho de 2009 - 17h40
O Festival promovido pelo grupo O Imaginário acontece na praça das Caixas D'água
O Festival Amazônia Encena na Rua prossegue na noite de hoje, com as apresentações na praça das Caixas D'água das peças, "O Médico Camponês ou a Princesa Engasgada" com o grupo Quebra Cabeça de Porto Velho (RO) "Absurdópolis" com o grupo Cia. Do Lavrado de Boa Vista (RR).
A peça que será encena da pelo grupo de Porto Velho, trata do relacionamento humano, onde um marido intolerante bate constantemente na sua mulher até que esta se vinga proferindo-lhe o mesmo tratamento. O homem, por uma série de ações, torna-se um bom marido e desta forma conseguem viver em paz.
A respeito da peça "Absurdópolis" batemos um papo com o diretor do grupo Cia. do Lavrado Marcelo: é uma texto escrito pela Cia. do Lavrado baseado na obra Lisístrata de Aristófanes. "Fizemos uma adaptação em cima da idéia dele e resolvemos pegar um pouco dos conflitos que a gente esta vivenciando e experimentando em nossa estado de Roraima e colocar esses conflitos todos dentro dessa dramaturgia" Na realidade trata-se de uma comédia cuja sinopse diz o seguinte: Cansadas da falta dos maridos que lutam na Guerra do Peloponeso, as mulheres de Atenas, de Esparta, de Beócia e de Corinto (cidades gregas mais atingidas pela guerra), lideradas pela ateniense Lisístrata, decidem por fim às hostilidades impondo aos homens um jejum sexual. Ocupam a Acrópole e tomam conta do Tesouro até que atenienses e espartanos decidam pela paz. "São seis atores em cena, Marcelo Peres, Enildo Araújo, Renato Barbosa, Graziela Camilo, Adra Naiara e Gilson".
A abertura do 2º Amazônia Encena na Rua aconteceu na noite de terça feira com a apresentação do show humorístico "O Velho Justino e Suas Poesias Matutas" com o ator Tancredo Silva e a "Guadalupe" vivida pelo comediante Nivaldo Mota que fez o público presente ao teatro 1 do Sesc rir durante sua apresentação.
Na manhã de ontem 22, a coordenação do festival ofereceu café da manhã a imprensa e aos integrantes dos grupos que estão participando do festival, além dos patrocinadores e apoiadores cultural durante passeio de barco pelo rio Madeira.
"Esse rio na realidade é o responsável por que Rondônia tem e é", disse Chicão Santos diretor do grupo O Imaginário promotor do evento. "Nossa intenção é reverenciar esse rio chamando atenção para sua importância. Se a cidade de Porto Velho deu as costas para o Madeira, precisamos dizer para o seu povo sobre a importância desse rio para todos nós", disse Chicão.
Hoje pela manhã começa as oficinas que estarão sendo ministradas durante a realização do Festival Amazônia Encena na Rua todas a partir das 8h no Sesc Esplanada.
A noite na praça das Caixas D'água acontecem os espetáculos de teatro na rua a partir das 19h.
Fonte: Sílvio Santos
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator
Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)
O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica, mantida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)