Terça-feira, 23 de março de 2010 - 14h06
O MEC Daisy, ação que permite a produção de livros em formato digital acessível, que garante às pessoas com deficiência visual igualdade de condições com as demais, teve início nesta segunda-feira (22), prosseguindo até a sexta-feira (26).
Esta é a primeira etapa do curso de capacitação dos profissionais envolvidos na produção e distribuição dos livros em formato Daisy, ficando já agendado a segunda etapa para o período de 12 a 16 de abril. O curso acontece no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), na Rua Paulo Leal, 357, centro de Porto Velho.
Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC/SEESP) e UNESCO. Além de garantir igualdade na área educacional, o MEC Daisy trás equidade também no campo sócio cultural, permitindo condições adequadas para o desenvolvimento de potencialidades das pessoas com deficiência visual.
De acordo com a professora Vera Regina Sant’ana de Matos, subgerente de Educação Especial, “o MEC Daisy é um programa que apresenta facilidade de navegação pelo texto, tornando os conteúdos acessíveis igualmente a qualquer pessoa. É uma tecnologia que permite conjugar textos, áudio e imagens para representar conteúdos de livros e artigos”.
Como parte da operacionalização do projeto, foi realizado pela Educação Especial e CAP o levantamento da demanda de alunos matriculados nas escolas públicas do Estado de Rondônia que estarão recebendo equipamentos. Aos alunos das séries finais do ensino fundamental e ensino médio serão entregues notebook, livros em formato Braille e digital acessível. Por sua vez o CAP receberá computadores, impressoras Braille de grande porte e equipamentos para a produção de livros.
Fonte: A/I SEDUC
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef
A comunidade junina de Porto Velho se prepara para um grande momento de celebração no próximo domingo (8), a partir das 11h, no SINDSEF-RO, com a re

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino será lançada em Zurique na Suíça
Mulheres que Mudaram o Destino é uma Antologia Internacional que reúne 60 coautoras de diferentes países com o propósito de dar voz a histórias reais

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"
Neste dia 1º de março de 2026, às 19 horas, o Teatro Banzeiros será o palco de um encontro marcante entre a tradição e a contemporaneidade musical d

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense
O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)