Porto Velho (RO) domingo, 21 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc e MEC capacitam profissionais na produção e distribuição de livros digitais



O MEC Daisy, ação que permite a produção de livros em formato digital acessível, que garante às pessoas com deficiência visual igualdade de condições com as demais, teve início nesta segunda-feira (22), prosseguindo até a sexta-feira (26). 

Esta é a primeira etapa do curso de capacitação dos profissionais envolvidos na produção e distribuição dos livros em formato Daisy, ficando já agendado a segunda etapa para o período de 12 a 16 de abril. O curso acontece no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), na Rua Paulo Leal, 357, centro de Porto Velho.

Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC/SEESP) e UNESCO. Além de garantir igualdade na área educacional, o MEC Daisy trás equidade também no campo sócio cultural, permitindo condições adequadas para o desenvolvimento de potencialidades das pessoas com deficiência visual.

De acordo com a professora Vera Regina Sant’ana de Matos, subgerente de Educação Especial, “o MEC Daisy é um programa que apresenta facilidade de navegação pelo texto, tornando os conteúdos acessíveis igualmente a qualquer pessoa. É uma tecnologia que permite conjugar textos, áudio e imagens para representar conteúdos de livros e artigos”.

Como parte da operacionalização do projeto, foi realizado pela Educação Especial e CAP o levantamento da demanda de alunos matriculados nas escolas públicas do Estado de Rondônia que estarão recebendo equipamentos. Aos alunos das séries finais do ensino fundamental e ensino médio serão entregues notebook, livros em formato Braille e digital acessível. Por sua vez o CAP receberá computadores, impressoras Braille de grande porte e equipamentos para a produção de livros.

Fonte: A/I SEDUC

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona