Porto Velho (RO) sábado, 20 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica comemora Centenário



Em Rondônia, os campi do Instituto Federal de Rondônia em Colorado do Oeste e Ji-Paraná têm programação voltada para toda comunidade


Nesse dia 23, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completa 100 anos de criação e em todo o país os Institutos Federais comemoram a importante data com uma movimentada programação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, através dos Campi Colorado do Oeste e Ji-Paraná, realiza atividades envolvendo alunos, professores e comunidade.

O Instituto Federal de Rondônia foi implantado em dezembro do ano passado, quando o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.892 que transformou os antigos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. “Rondônia está recebendo uma rede de Educação Tecnológica de relevância histórica, que tem formado gerações de jovens trabalhadores, deste modo contribuído para o desenvolvimento sustentável do país”, ressalta o reitor do Instituto, professor Raimundo Vicente Jimenez. Os números demonstram que 70% dos egressos dos cursos oferecidos pela Rede estão atuando na sua área de formação.

Rondônia conta hoje com dois campi em funcionamento, o de Colorado do Oeste e o de Ji-Paraná. Estão em construção os campi de Vilhena, Ariquemes e Porto Velho, que começarão a atender no próximo ano. “O país tinha uma dívida com Rondônia, esta dívida agora é sanada com esses cinco campi que vão fornecer educação pública, da educação básica ao ensino superior, com a qualidade que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica historicamente oferece há 100 anos”, afirma o reitor Raimundo Jimenez.

Programação do Centenário em Rondônia

Para o dia 23, o Campus Colorado preparou o Dia da Integração, em que a comunidade será convidada a conhecer a instituição. Nesse dia haverá o descerramento da placa comemorativa do Centenário, atividades culturais, esportivas e a complementação do plantio de 100 árvores, com o plantio da centésima árvore na cerimônia.

Em Ji-Paraná será realizada a ‘I Mostra de Cultura, Ciência e Tecnologia’, com estandes temáticos, palestras, oficinas e apresentações culturais. A Mostra de Cultura tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho do Instituto Federal de Rondônia e socializar informações trabalhadas em sala de aula, abrindo as portas para visitação e disponibilizando à comunidade o produto do investimento realizado com base nos recursos públicos aplicados. 


Um pouco da história do Centenário


Por um decreto de Nilo Peçanha, então presidente da República, o Brasil passou a contar com 19 escolas técnicas federais espalhadas pelo país. O documento, assinado em 23 de setembro de 1909, criou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que, ao longo do tempo, cresceu em tamanho e importância. As escolas de aprendizes e artífices deram origem às escolas técnicas federais que, por sua vez, foram transformadas em centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets), passando a atuar também no ensino superior.

Em dezembro do ano passado, os Cefets foram transformados em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A transformação, mais uma vez, não se deu apenas no nome. Os Institutos Federais foram investidos de grande responsabilidade na promoção de crescimento e desenvolvimento sustentável nas regiões em que se instalam. A transformação social é uma prerrogativa dos Institutos, um compromisso com a Nação.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe