Quinta-feira, 7 de outubro de 2021 - 16h31
Uma apresentação musical na manhã dessa quarta-feira (6), na Base Comunitária do 4º Batalhão da Polícia Militar marcou a retomada do projeto “Música na Comunidade” em Cacoal. Após um período suspenso em virtude da pandemia, o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar (PMRO), tem buscado dar sequência aos projetos sociais que visam aproximar a Corporação e a sociedade.
“Alguns alunos não podem pagar e aqui a Polícia Militar oferece as aulas de graça, para quem tiver vontade de aprender. Isso ajuda muitas crianças e jovens. Agradeço muito a PM por trazer essa chance para gente”, emociona-se a aluna do projeto, Sofia de Souza Arcanjo, de 12 anos, Aluna do 7º ano do Ensino Fundamental.
A adolescente ressaltou a empolgação por aprender a tocar teclado. “Eu estou muito feliz, apesar de todo o nervosismo que eu estava. Fiquei muito orgulhosa de mim mesma. As aulas são muito divertidas e eu estou feliz de verdade. Estou adorando tocar teclado, é algo incrível e especial”.
Keila, mãe da aluna Sofia, fez questão de demonstrar o orgulho e a admiração pela filha
Acompanhada de perto pela mãe, Keila da Silva Arcanjo, Sofia atravessa a cidade para participar do “Música na Comunidade”. Para a funcionária pública, ver a filha tocando na apresentação, foi emocionante. “Hoje foi a primeira vez que vi minha filha tocar e a emoção de mãe encheu meu coração. Estou muito feliz e ver ela ainda mais feliz é muito bom, é muito orgulho. Ela estava bastante nervosa, mas conseguiu tocar e a gente consegue ver a felicidade em seu no rosto”.
Sobre o projeto desenvolvido pela Polícia Militar, Keila rende elogios. “Este é um projeto muito bom. Eu vejo que trabalha todas as áreas com as crianças, o físico e o mental. Estimula, mexe com a autoestima; a criança se sente bem, se sente valorizada. Ao oferecer as aulas de forma gratuita, esse projeto da Polícia Militar consegue alcançar todas essas crianças, realizando o sonho de muitos, que é aprender a tocar um instrumento musical”, ressalta.
Um sonho compartilhado também pela pequena Luiza Karielly Ribeiro Negreiros, de apenas nove anos. Ao final da apresentação musical, o entusiasmo e o orgulho eram nítidos. “Eu sempre tive o sonho de tocar um instrumento e com a Polícia Militar essa chance surgiu. Minha mãe disse que era possível eu aprender aqui na base da PM e a gente veio atrás e hoje eu faço parte disso tudo. Eu sinto muita alegria, eu fico muito feliz mesmo quando eu estou tocando”, completa a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental.
Para o comandante do 4º BPM, major PM João Carlos Rodrigues Matos, a retomada das atividades do projeto “Música na Comunidade” é uma conquista tanto para a Polícia Militar quanto para a comunidade.
“Iniciativas como esta apontam novos caminhos, pavimentados por notas musicais para crianças e adolescentes que, por meio da música, estarão longe do mundo das drogas e de práticas ilícitas. A Polícia Militar está contribuindo para um futuro digno de nossas crianças e adolescentes, com boas ações junto à comunidade”, destaca.
Sobre a apresentação realizada na manhã de quarta-feira, apenas 50 dias após a retomada do projeto, o comandante do batalhão se mostrou muito orgulhoso. “A atividade mostrou a grande atuação dos alunos e professores, o que resultou no alto desempenho das nossas crianças e adolescentes participantes do projeto. Para nós, da Polícia Militar, é uma honra voltar às atividades do projeto “Música na Comunidade” e ver a dedicação dos nossos alunos”.
Projeto oferece aulas de teclado, violão, bateria e saxofone
De acordo com o major PM Matos, o principal objetivo do projeto é desenvolver competências e habilidades musicais nas crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que os fazem perceber o próprio valor. Por meio da música, esses jovens aumentam a capacidade de interação social. O oportuniza um novo aprendizado, contribuindo para a formação da personalidade, pautada no respeito e na responsabilidade de cada indivíduo. Por isso nossa gratidão e nossos parabéns aos envolvidos, alunos, pais, colaboradores e, principalmente ao sargento PM Silva, instrutor e grande idealizador do projeto”, concluiu.
Após a retomada das atividades, há menos de dois meses, o “Música na Comunidade” já conta com 40 alunos matriculados. Com aulas toda terça-feira e quinta-feira, das 8 horas às 11 horas e segunda-feira e quarta-feira, das 14 horas às 18 horas, o projeto oferece aulas de teclado, violão, bateria e saxofone.
Idealizador e coordenador do projeto, o sargento PM, Tércio Silva Flor, destaca que a melhor parte é acompanhar a evolução dos seus alunos. “É recompensador ver o aluno começando a tocar, ver que o que você ensina, tornar-se real. Ver os alunos tocando, produzindo e receber a gratidão deles é a grande recompensa. É um trabalho voluntário, mas que eu executo com muita dedicação e carinho, por acreditar que a música transforma”.
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P