Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Poesias para homenagear o Mato Grosso do Sul


A poeta Raquel Naveira, aos 58 anos, comemora o lançamento da coleção dos melhores poemas de seus 30 anos de carreira, intitulada “Jardim Fechado – Uma antologia poética”. Dividido em 15 capítulos, a obra mostra um Brasil que vai além do eixo Rio - São Paulo, ela fala do Mato Grosso do Sul com versos consistentes.Poesias para homenagear o Mato Grosso do Sul - Gente de Opinião

Naveira conta que o livro reúne vinte poemas significativos, selecionados de cada um dos seus quinze livros de poemas publicados de 1989 até hoje. “ Essa antologia tem um clamor de voz da terra e da alma sul-mato-grossenses. Uma alma da fronteira que foi derramada em versos”.

 - Jardim Fechado é o nome de um poema que encabeça um conjunto de poemas que haviam permanecido inéditos até a publicação desse livro.  Faz referência a bíblica passagem do “Cânticos dos Cânticos”, falando de um jardim que representa a visão do paraíso, com símbolos eróticos sombras verdes e frutos saborosos – relata.

Sobre os 30 anos de carreira, a poetisa relata que terem sido transformados em um livro é algo único, maravilhoso e indescritível. Ela relata ter percorrido um longo caminho até chegar nesse momento e que o seguiu sempre olhando em frente. A poeta explica também que não vê o material como um ponto final no trabalho. “Eu quero continuar publicando mais e mais poesias”, reforça.

A obra é editada pela Vidráguas e tem o apoio da Secretária de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). O livro em cada capítulo tem uma pequena introdução, informando ainda sobre a quais prêmios a obra foi indicada.

Segundo Carlos Nejar, famoso escritor que escreveu o prefácio, a poesia de Naveira é de centelhas que se somam aos fatos, com imagens que rodam no meio de relâmpagos. Para Nejar, a obra traça um grande perfil da autora e de sua trajetória de 30 anos de criação, missivismo, viagens e dedicação ao magistério e à literatura.

Sobre Raquel Naveira:

Nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 23 de setembro de 1957. Formou-se em Direito e em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS), onde exerceu o magistério superior, desde 1987 até 2006, quando se aposentou e mudou para São Paulo, onde permaneceu por dez anos. Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Apresentadora do programa literário “Prosa e Verso” pela TV UCDB (2000-2006) e do “Flores e Livros” pela UP TV e pela ORKUT TV. Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, à Academia Cristã de Letras de São Paulo e ao PEN CLUBE DO BRASIL.

É palestrante, dá cursos de Pós-Graduação e oficinas literárias. Escreveu vários livros, entre eles: ABADIA (poemas, editora Imago,1996) e Casa de Tecla (poemas, editora Escrituras, 1999), finalistas do Prêmio Jabuti de Poesia, da CBL.

Os mais recentes são os livros de ensaios “Literatura e Drogas - E Outros Ensaios” (Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural, 2007); o de crônicas, “Caminhos de Bicicleta” (São Paulo: Miró, 2010); o de poemas, “Sangue Português: Raízes, Formação E Lusofonia” (São Paulo: Arte&Ciência, 2012); e o de ensaios “Quarto de Artista” (Rio de Janeiro: Íbis Libris, 2013). No gênero infantil escreveu “Guto e Os Bichinhos” 1 e 2 (Campo Grande/MS:Alvorada, 2012) e “Dora, A Menina Escritora” (Campo Grande/MS:Alvorada, 2014).

Contato para adquirir o livro “Jardim Fechado – Uma antologia poética”:  raquelnaveira@gmail.com

Fonte: Joyce Nogueira
 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)