Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Palco Giratório movimenta cena cultural de Porto Velho


Enganou-se quem achou que o feriadão em Porto Velho seria de tédio e monotonia, pois o Festival Palco Giratório trouxe opções de lazer saudável e cultural para toda a família. E o principal, tudo inteiramente grátis.

Dando inícios às apresentações, o espetáculo “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” trouxe na última sexta-feira (7) a população a partir de 12 anos de idade para o Teatro Um do Sesc Esplada, que lotou o espaço.

A peça é inspirada no folhetim de Carneiro Vilela, “A emparedada da Rua Nova”. Na versão teatral da Trupe Ensaia Aqui e Acolá os elementos que renderiam um melodrama de circo ganham delicioso contorno paródico, através do contraste entre um gênero sério e seu tratamento em chave cômica. Referências à cultura pop dão o sabor desta comédia que resgata o conto do imaginário popular para fazê-lo reviver de maneira crítica e bem humorada.

O sábado (8) foi ainda mais agitado com a apresentação de dois espetáculos. O Circuito te Conto em Cena apresentou dois espetáculos com adaptações de contos de Machado de Assis, são eles: o romance dramático e perturbador de “A cartomante, Missa do Galo e O Espelho”, e a comédia “Ernesto de Tal”, ambos no Teatro Um do Sesc Esplanada.

Ainda no sábado, mas já no Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a população pôde assistir “O cabra que matou as cabras”, uma comédia que traz questionamentos sobre as relações de poder e hierarquia implícitas no cotidiano das pessoas.

O domingo teve a apresentação do Circuito te Conto em Cena que encerrou o final de semana com o espetáculo “A causa secreta” e “O enfermeiro”, levando mais uma vez o público a conhecer um pouco mais sobre a obra de Machado de Assis de forma descontraída.

Programação

As apresentações continuam e hoje o espetáculo será “Vila Tarsila”, às 20h30, no Teatro Um do Sesc Esplanada.

Um espetáculo que relembra a infância de Tarsila do Amaral transporta o espectador ao mundo antropofágico da artista, demonstrando que sua obra nasceu das experiências visuais das inúmeras viagens realizadas e das brincadeiras que recheavam as tardes na fazenda onde vivia em Capivari, interior de São Paulo, onde podia correr livremente e brincar com bonecas feitas de mato, em contraponto com a educação francesa que recebeu de seus pais.

Fonte: Folk Produções

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De

Autora rondoniense que mais publicou livros infantojuvenis lança nova obra: O porco-do-mato e o caçador corajoso

Autora rondoniense que mais publicou livros infantojuvenis lança nova obra: O porco-do-mato e o caçador corajoso

No dia 20 de outubro de 2025, no campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Guajará-Mirim (RO), foi lançado o livro O porco-do-mato e o caçad

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã

Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

O poder da leitura que transporta: destinos e sonhos inspirados na literatura infantil

O poder da leitura que transporta: destinos e sonhos inspirados na literatura infantil

Antes mesmo de conhecer o mundo, as crianças aprendem a viajar por meio das páginas de um livro. Cada história lida é um portal para novos lugares, te

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)