Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Projeto realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo destaca como a moda reflete a cultura e a história em Rondônia.


Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena  - Gente de Opinião

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo produzido em Vilhena. A iniciativa é coordenada pela estudante de moda Nívea Louize Martins do Carmo Silva e propõe uma reflexão sobre como as manifestações culturais influenciam o modo de vestir e como a moda, por sua vez, se torna símbolo de identidade e resistência.

O videocast, com duração de cinco minutos, conta com acessibilidade garantida através de interpretação em Libras e reúne entrevistas com profissionais da área. A produção aborda práticas e, principalmente, o valor histórico e cultural que a moda carrega em Vilhena e em outras localidades do estado.

De acordo com Nívea Louize, a ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de valorizar a diversidade cultural local, especialmente em tempos em que a globalização tende a homogeneizar comportamentos e estilos. Para ela, a moda transcende o vestuário e se consolida como uma ferramenta de expressão social, representando valores, histórias e tradições.

“Queremos mostrar que a moda em Rondônia também é cultura, também é história e resistência. As pessoas se expressam por meio da moda, e esse diálogo precisa ser evidenciado”, afirma a produtora.

Além de fomentar o debate sobre a construção da identidade regional, o videocast também busca valorizar o trabalho de profissionais do setor no estado, promovendo o reconhecimento de talentos locais e fortalecendo a cena cultural.

O projeto foi selecionado pelo Edital nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC - LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, por meio da Lei Paulo Gustavo, reforçando o compromisso com a promoção da cultura e o incentivo às produções audiovisuais em Rondônia.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ancestralidade e Espiritualidade: Além do Véu, uma obra  que emociona os leitores será lançada na Europa e traduzida para o inglês

A ancestralidade e Espiritualidade: Além do Véu, uma obra que emociona os leitores será lançada na Europa e traduzida para o inglês

A escritora baiana, Lísias Azevedo consolida com firmeza e sensibilidade, sua presença no cenário literário nacional com a obra " Jornada Além do Vé

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Em fase de produção do curta-metragem "Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz" , busca retratar a força simbóli

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

No sábado, 19 de julho, será realizado o lançamento do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia”, em Vilhena (RO). O evento acontecerá no a

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

O município de Vilhena será palco de mais uma etapa do espetáculo itinerante "Sinergia Amazônica", que chega à cidade neste sábado, dia 19 de julho

Gente de Opinião Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)