Domingo, 22 de agosto de 2010 - 15h09
Os Conselhos Estaduais de Cultura já são uma realidade no Brasil. Até agora, a pesquisa Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura constatou que o Brasil possui 23 (dos 27 possíveis) Conselhos de Cultura estaduais ativos.
Estão inativos os Conselhos Estaduais de Cultura do Pará, Tocantins e Paraná. O Estado de Rondônia não possui Conselho - situação que inviabiliza a plena participação desses quatro estados ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e no Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Os conselhos de cultura desempenham papel relevante para a execução qualificada do PNC, na medida em que são, por excelência, locais de interface entre governo e sociedade. Além de exercerem o papel de fiscalizar e debater as políticas públicas propostas no PNC, são importantes canais de expressão de demandas e construção de consensos.
No que diz respeito ao SNC, sua concretização depende não apenas do bom funcionamento dos conselhos de cultura, mas também de sua operação de forma articulada e colaborativa. Por extensão, os conselheiros necessitam de formação permanente para cumprir de modo eficiente sua essencial função de conectar Estado e sociedade.
Caráter
A pesquisa em andamento classifica os Conselhos pesquisados de acordo com seu caráter, como consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador. Um mesmo Conselho pode exercer mais de uma dessas atividades ao mesmo tempo.
No que diz respeito ao caráter do Conselho, a pesquisa constatou que, em sua maioria, eles exercem atividades consultivas e normativas. A minoria dos Conselhos Estaduais de Cultura tem, entre suas atribuições regimentais, a deliberação e a fiscalização.
Composição e escolha dos membros
Quase metade dos conselhos estaduais pesquisados tem composição paritária - ou seja, são compostos por igual número de membros do governo e da sociedade civil. Em 13 dos 23 Conselhos, a escolha do presidente se dá por meio de eleição e, em oito deles, é a eleição quem determina a escolha dos membros da sociedade civil.
Os dados completos da pesquisa serão apresentados no dia 1º de setembro, na mesa Conselhos de Cultura no Brasil: Avaliação, Modelos e Perspectivas.
Fonte: ABD NACIONAL E MINC.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)