Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Os Conselhos Estaduais de Cultura já são uma realidade no Brasil.



Os Conselhos Estaduais de Cultura já são uma realidade no Brasil. Até agora, a pesquisa Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura constatou que o Brasil possui 23 (dos 27 possíveis) Conselhos de Cultura estaduais ativos.

Estão inativos os Conselhos Estaduais de Cultura do Pará, Tocantins e Paraná. O Estado de Rondônia não possui Conselho - situação que inviabiliza a plena participação desses quatro estados ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Os conselhos de cultura desempenham papel relevante para a execução qualificada do PNC, na medida em que são, por excelência, locais de interface entre governo e sociedade. Além de exercerem o papel de fiscalizar e debater as políticas públicas propostas no PNC, são importantes canais de expressão de demandas e construção de consensos.

No que diz respeito ao SNC, sua concretização depende não apenas do bom funcionamento dos conselhos de cultura, mas também de sua operação de forma articulada e colaborativa. Por extensão, os conselheiros necessitam de formação permanente para cumprir de modo eficiente sua essencial função de conectar Estado e sociedade.

Caráter

A pesquisa em andamento classifica os Conselhos pesquisados de acordo com seu caráter, como consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador. Um mesmo Conselho pode exercer mais de uma dessas atividades ao mesmo tempo.

No que diz respeito ao caráter do Conselho, a pesquisa constatou que, em sua maioria, eles exercem atividades consultivas e normativas. A minoria dos Conselhos Estaduais de Cultura tem, entre suas atribuições regimentais, a deliberação e a fiscalização.

Composição e escolha dos membros

Quase metade dos conselhos estaduais pesquisados tem composição paritária - ou seja, são compostos por igual número de membros do governo e da sociedade civil. Em 13 dos 23 Conselhos, a escolha do presidente se dá por meio de eleição e, em oito deles, é a eleição quem determina a escolha dos membros da sociedade civil.

Os dados completos da pesquisa serão apresentados no dia 1º de setembro, na mesa Conselhos de Cultura no Brasil: Avaliação, Modelos e Perspectivas.

Fonte: ABD NACIONAL E MINC.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)