Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ocampo: Livros e a gestão pública



Durante a passagem que tivemos nos cargos de secretario de Cultura de Porto Velho, SEMCE; de Meio Ambiente de Porto Velho, SEMA; e de Cultura do Estado, SECEL, procuramos, na medida do possível, apoiar a área literária, principalmente aos temas voltados para a divulgação da história regional.

Todas as edições publicadas foram distribuídos gratuitamente, assim como, distribuídos nas bibliotecas, escolas e instituições do Estado. Nos últimos anos não tenho visto as secretarias de culturas darem apoio a publicação de livros.

Por outro lado, a Secel, em 2008, fez a aquisição de livros de autores de Rondônia para distribuir as bibliotecas públicas existentes no Estado. Foram alguns exemplares por autor, mas já representa um avanço. Essa medida, de alguma forma, ajuda historiadores e escritores para novos lançamentos de livros.

Falta uma política de incentivo aos historiadores, para pesquisa e lançamentos de livros. Um estado novo como Rondônia, precisa de pesquisa para levantar dados para novas publicações e, assim, assegurar as futuras gerações o conhecimento da historia de Rondônia.
 

Ocampo: Livros e a gestão pública - Gente de Opinião

Publicação para comemorar o centenário de nascimento de Aluízio Pinheiro Ferreira, personagem polêmica da historia de Rondônia. Foi o primeiro diretor brasileiro da EFMM e primeiro governador do Território Federal de Rondônia. O livro é formado por uma coletânea de textos sobre Aluízio Ferreira - 1998.
 

Fonte: Leia mais no Blog do OCAMPO

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Com a proposta de consolidar um espaço de encontro entre universidade e comunidade, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a formação artístic

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Boi-Bumbá Marronzinho anunciou oficialmente seu tema e novidades para o ano de 2026 em um evento realizado no Sindsef, reunindo integrantes, apoia

Audiovisual rondoniense é destaque em festival de cinema no Pará

Audiovisual rondoniense é destaque em festival de cinema no Pará

O cinema rondoniense, que atravessa um período produtivo com obras criadas graças a leis como Aldir Blanc e Paulo Gustavo, conquista cada vez mais e

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Com a proposta de trabalhar corporeidade, explorar movimentos, fortalecer o empoderamento e o pertencimento cultural, a Universidade Federal de Rond

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)