Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

O teatro vai à escola Padre Chiquinho


O teatro vai à escola Padre Chiquinho - Gente de Opinião

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho, recebeu nesta sexta-feira, 14, o projeto ‘O Teatro Vai à Escola’, desenvolvido pela Cia de Artes Evolução.

No decorrer de todo o ano letivo, a Cia Evolução percorre as escolas da capital, com apresentações teatrais. São espetáculos para todos os públicos. O projeto acontece em escolas públicas e particulares.

Neste ano de 2024, O Teatro Vai à Escola, teve início no dia 8 de março, e já percorreu várias instituições de ensino. Nesta sexta-feira, foi a vez da EMEF Padre Chiquinho, que acolheu a Cia Evolução, com apresentações do espetáculo ‘As Aventuras de Vô Capistana’. Foram duas sessões, realizadas nas dependências da escola, às 10h e 14h.

O espetáculo no formato de contação de história, aborda a realidade, mitos e lendas da Amazônia. A peça foi idealizada e criada por Eules Lycaon, ator e diretor da Cia de Artes Evolução.

Aproximadamente 500 estudantes assistiram as apresentações. Com muita interação no decorrer do espetáculo, as crianças se divertiram, ao mesmo tempo que aprenderam muito, com as histórias narradas pelo personagem Vô Capistana, interpretado pelo ator Eules Lycaon.

Fernando José, tem 10 anos e é aluno do 4º ano “C”. Para ele, o espetáculo trouxe muito aprendizado. “Gostei muito das histórias. Tem algumas coisas que ensinam muito. Eu não conhecia sobre o seringueiro, e aprendi bastante. Nunca tinha assistido teatro e achei muito criativo, divertido e bem legal! Gostei muito, mesmo!

A professora Magnólia Santana, é filha de seringueiro e ficou emocionada com o espetáculo.

 “Eu achei o espetáculo maravilhoso, porque concilia o teatro com a nossa realidade. O seringueiro, que é uma personagem nossa, contando as nossas lendas, de forma tão simples, para as crianças que nunca foram ao teatro. Então, é uma forma de trazer o teatro e fazer as crianças conhecerem esse personagem, que já foi um dia, tão importante para a economia do nosso estado, e que hoje ainda existe. As crianças não têm contato, nem sabem que existe. Mas, a gente sabe que existem os ribeirinhos, seringueiros, os quilombolas. O espetáculo trouxe isso para nós, com histórias e lendas, uma mistura de coisas que me deixou emocionada, por ser ribeirinha e ter tido o contado com seringueiros, pois, meu pai foi seringueiro. Fiquei muito emocionada com o espetáculo.”

A Cia Evolução continua com agenda aberta. As instituições de ensino interessadas em receber o projeto, ainda podem realizar o agendamento. Para mais informações poderão entrar em contato pelo telefone (69)993086488. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)