Sexta-feira, 16 de setembro de 2011 - 05h03
O Ministério Público Federal (MPF) está promovendo em todo o país o ciclo de filmes Cine Memória e Verdade, projeto desenvolvido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. O objetivo do evento é, por meio de uma mobilização nacional, sensibilizar a todos para o tema da memória e verdade.
Em Porto Velho, os filmes serão exibidos por meio de uma parceria entre o MPF/RO e o cineclube CineOca. As exibições serão nos dias 22 e 23, às 19h30, no audicine do Sesc Esplanada. A cada sessão será exibido o curta "Anistia 30 Anos", produzido pela Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça.
Os filmes retratam situações vivenciadas no momento histórico das ditaduras latino-americanas. “É importante relembrar estes fatos, chamar à reflexão os agentes públicos para que episódios como esses jamais voltem a ocorrer”, diz o procurador da República Ercias Rodrigues.
No dia 22 serão exibidos os documentários brasileiros ‘Sônia Morta e Viva’ e ‘Que Bom te Ver Viva’. No dia 23 a exibição será do longa-metragem A História Oficial, produção argentina que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986. Serão realizados debates após as exibições.
Anistia
O Cine Memória e Verdade tem apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP). O MPF está engajado em fazer a sua parte para que o Estado brasileiro cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes/Lund (Guerrilha do Araguaia), de novembro de 2010.
A sentença condena o Brasil a uma série de ações com caráter imediato, visando à localização dos corpos ainda desaparecidos, à abertura de arquivos, assim como reparações às famílias das vítimas. Também exige do Estado tanto medidas judiciais efetivas para a responsabilização individual pelos crimes cometidos, como outras de caráter mais geral objetivando o resgate da Verdade Histórica sobre os fatos ocorridos.
F i l m e s
Sônia Morta e Viva
Documentário. Brasil. 1985. Direção: Sérgio Waisman. Duração: 45 min.
Trajetória da militante revolucionária Sônia Moraes Angel Jones.
Que Bom te Ver Viva
Brasil, 1989. Direção: Lucia Murat. Parte documentário, parte ficção. 100 minutos.
Mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavando os depoimentos verídicos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura.
A História Oficial (La Historia Oficial)
Drama. Argentina. 1985. Direção: Luis Puenzo. Duração: 112 min.
Elenco: Norma Aleandro, Héctor Alterio, Chunchuna Villafañe, Hugo Arana e Guillermo Battaglia
A História Oficial foi um dos dois filmes produzidos na América Latina a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro (o outro foi O Segredo de Seus Olhos, em 2010). O filme conta a história de uma professora da classe média argentina que descobre que a criança que adotou pode ser filha de presos políticos da ditadura militar (1976-1983).
Fonte: MPF/RO
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás
A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia
A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)