Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

MPF/RO E CINEOCA EXIBEM FILMES SOBRE AS DITADURAS LATINO-AMERICANAS


O Ministério Público Federal (MPF) está promovendo em todo o país o ciclo de filmes Cine Memória e Verdade, projeto desenvolvido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. O objetivo do evento é, por meio de uma mobilização nacional, sensibilizar a todos para o tema da memória e verdade.

Em Porto Velho, os filmes serão exibidos por meio de uma parceria entre o MPF/RO e o cineclube CineOca. As exibições serão nos dias 22 e 23, às 19h30, no audicine do Sesc Esplanada. A cada sessão será exibido o curta "Anistia 30 Anos", produzido pela Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça.

Os filmes retratam situações vivenciadas no momento histórico das ditaduras latino-americanas. “É importante relembrar estes fatos, chamar à reflexão os agentes públicos para que episódios como esses jamais voltem a ocorrer”, diz o procurador da República Ercias Rodrigues.

No dia 22 serão exibidos os documentários brasileiros ‘Sônia Morta e Viva’ e ‘Que Bom te Ver Viva’. No dia 23 a exibição será do longa-metragem A História Oficial, produção argentina que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986. Serão realizados debates após as exibições.

Anistia

O Cine Memória e Verdade tem apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP). O MPF está engajado em fazer a sua parte para que o Estado brasileiro cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes/Lund (Guerrilha do Araguaia), de novembro de 2010.

A sentença condena o Brasil a uma série de ações com caráter imediato, visando à localização dos corpos ainda desaparecidos, à abertura de arquivos, assim como reparações às famílias das vítimas. Também exige do Estado tanto medidas judiciais efetivas para a responsabilização individual pelos crimes cometidos, como outras de caráter mais geral objetivando o resgate da Verdade Histórica sobre os fatos ocorridos.
 

F i l m e s

Sônia Morta e Viva
Documentário. Brasil. 1985. Direção: Sérgio Waisman. Duração: 45 min.
Trajetória da militante revolucionária Sônia Moraes Angel Jones.

Que Bom te Ver Viva
Brasil, 1989. Direção: Lucia Murat. Parte documentário, parte ficção. 100 minutos.
Mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavando os depoimentos verídicos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura.

A História Oficial (La Historia Oficial)
Drama. Argentina. 1985. Direção: Luis Puenzo. Duração: 112 min.
Elenco: Norma Aleandro, Héctor Alterio, Chunchuna Villafañe, Hugo Arana e Guillermo Battaglia
A História Oficial foi um dos dois filmes produzidos na América Latina a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro (o outro foi O Segredo de Seus Olhos, em 2010). O filme conta a história de uma professora da classe média argentina que descobre que a criança que adotou pode ser filha de presos políticos da ditadura militar (1976-1983).

Fonte: MPF/RO
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio