Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Minissérie contará epopéia acreana


Agência Amazônia - CHICO ARAÚJO

Uma viagem a um passado de lutas e glórias. Esse é o primeiro sentimento que se tem ao ver as cidades cenográficas construídas em Porto Acre e Rio Branco, no Acre, para a minissérie Amazônia: De Galvez a Chico Mendes. A produção, que tem Glória Perez como autora, vai ao ar dia 2 de janeiro pela TV Globo.

A minissérie retratará a história da Amazônia e seus povos. Mostrará como o hoje Estado do Acre se tornou território brasileiro. A trama, que começa no final de 1899, abordará três fases distintas da conquista. Serão contados 100 anos de história. Luiz Galvez de Arias, José Plácido de Castro e o ecologista Chico Mendes, assassinado de 22 de dezembro de 1988, são personagens principais da minissérie.

Quem já viu os cenários é enfático em dizer que Amazônia será uma produção para encher de "constância e valor" o peito de cada acreano, e também dos brasileiros, como bem anuncia o Hino Acreano. A minissérie vai começar abordando o período áureo da borracha, conta Gloria Perez. A autora vai mostrar ao Brasil que, em plena era industrial, apenas a região amazônica produzia borracha no mundo, o que despertou o interesse e a cobiça de outros países pelo território que hoje é o Acre.

Glória Perez mostrará como foi a conquista do Acre por meio dois tipos de famílias: a dos seringueiros e a dos seringalistas. Enfim, a trama será uma viagem a fundo na cultura e na história acreanas. Tudo porque em Amazônia vai mostrar os conflitos e a vida de riqueza e luxo dos seringalistas. Uma das histórias a ser contada é a do coronel Firmino, casado com don Júlia, pai de Tavinho e Augusto.

Na trama, o ator José Wilker viverá o papel do aventureiro espanhol Luiz Galvez. A história nos conta que Galvez se apaixonou pela causa da região a ponto de criar o Estado Independente do Acre. A segunda fase abordará a decadência da borracha e, a terceira, o período histórico mais atual, a partir de ecologista Chico Mendes. 

Carinho do povo

 No blog que mantém sobre a minissérie, a autoria Glória Perez relata quase que diariamente o andamento da produção. A última postagem, intitulada Reconstruindo o passado, é do dia 4. Nela, além de apresentar belíssimas fotos das cidades cenográficas, Glória Perez descreve o carinho dos acreanos para com as pessoas envolvidas na produção de Amazônia.

"Estamos em solo acreano, com muito orgulho. Fomos recebidos com todo o carinho pelo povo acreano, por todas as pessoas de um modo geral. Nossas gravações aqui simbolizam toda a trajetória da história amazônica", comenta.  A autora relembra, no comentário, um pouco da epopéia que foi a conquista do Acre.

 "Cá estamos no Acre, tantas décadas depois, para contar essa história. O Acre é um estado com um índice de preservação florestal muito grande. A parcela desmatada é pequena, proporcionalmente. Aqui construímos uma cidade cenográfica que remonta ao local onde os fatos se sucederam originalmente. Como você pode ver nestas fotos, é realmente uma construção imponente, épica, espetacular e que traduz aquela clarividência do Galvez visionário, que era idealista, além de aventureiro".

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)