Quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 00h18
É difícil definir exatamente onde estão fincadas as raízes de influência de Marcelo Marão. Os traços imperfeitos, ‘sujos’, remetem um pouco a Henfil, por exemplo. Mas se a influência existe, ela há muito foi superada. Na mistura de estilos, Marão acabou por criar um universo um tanto peculiar. É isso que ele certamente irá oferecer na visão particular que dará ao personagem Mapinguari, o mascote do Festcineamazônia. Marão é o artista convidado da edição 2013 do festival. A missão é criar uma animação do personagem que simboliza o festival.
A idéia já se incorporou ao Festcineamazônia. Além de possibilitar diversas leituras do Mapinguari, a partir de olhares completamente diferentes entre si, evita a repetição do tema e do mascote. Com isso, de alunos que fizeram oficinas de animação ofertadas pelo Festcineamazonia a cineastas como Lula Gonzaga, o Mapinguari se revigora e ressurge sempre de cara, espírito e ambientes novos.
Marão vem se juntar a essa equipe. Ao mesmo tempo ‘outsider’ e inserido no mercado ‘mainstream’, tem trabalhos para publicidade, cinema e televisão. São dele, por exemplo, as chamadas para a novela Cordel Encantado, da TV Globo, do programa Na Estrada, do Canal Brasil, além de vinhetas do programa TV Xuxa, entre outras produções.
Além dos próprios curtas autorais, Marão trabalha como animador em diversos filmes de outros diretores. No currículo estão pelo menos dez trabalhos em curtas e médias metragens de outros diretores.
Entre os trabalhos autorais, destacam-se ‘O anão que virou gigante’, ‘Eu queria ser um monstro’ e ‘Engole ou cospervilha’.
A animação será exibida todos os dias durante o Festcineamazônia, que acontence em Porto Velho- RO, de 5 a 9 de novembro.
O Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da SEMA, Teatro Banzeiros. O Festival é membro do Green Film Network.
Fonte: Eduardo Kopanakis
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)