Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Livro sobre migração grega lançado no Fest Cineamazônia 2009


 
A vinda de trabalhadores gregos para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, também está registrada no livro.

O livro “Os Guardiões das Lembranças – Memória e Histórias dos imigrantes gregos no Brasil”, de autoria da jornalista Vassiliki Thomas Constantinidou, será lançado em 7 de dezembro, noite de abertura do Fest Cineamazônia 2009. Editado em grego e português, o livro registra quase 170 anos de história da comunidade grega-brasileira. O Fest Cineamazônia acontece no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro.

Vassiliki pesquisou durante 16 anos a trajetória dos gregos vindos para o Brasil. O resgate histórico gerou 70 entrevistas realizadas desde 1993, e um acervo iconográfico de 380 fotos. São 300 páginas narrando sonhos e lutas, as difíceis condições enfrentadas durante a viagem pelos imigrantes, profissões, as razões que os levaram a emigrar, e a adaptação à nova realidade.

A trajetória grega no Brasil iniciou no século XIX, com a chegada dos comerciantes ricos, e, depois, pelos agricultores que se estabeleceram nas fazendas de café, em Ribeirão Preto (SP). No século seguinte, os registros resgatam a vinda dos trabalhadores para a construção da Estrada de Ferro Madeia-Mamoré, a chegadas dos migrantes pós II Guerra Mundial, e os refugiados da Ásia Menor.

Para a curadora do Fest Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, o livro é um registro inédito da cultura grago-brasileira, com importância histórica e cultural para a nossa região e para o Brasil.

O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Santo Antônio Enegia, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundacao Iaripuna, Governo de Rondonia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp. 

Fonte: Solano

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe