Sábado, 28 de novembro de 2009 - 19h09
A vinda de trabalhadores gregos para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, também está registrada no livro.
O livro “Os Guardiões das Lembranças – Memória e Histórias dos imigrantes gregos no Brasil”, de autoria da jornalista Vassiliki Thomas Constantinidou, será lançado em 7 de dezembro, noite de abertura do Fest Cineamazônia 2009. Editado em grego e português, o livro registra quase 170 anos de história da comunidade grega-brasileira. O Fest Cineamazônia acontece no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro.
Vassiliki pesquisou durante 16 anos a trajetória dos gregos vindos para o Brasil. O resgate histórico gerou 70 entrevistas realizadas desde 1993, e um acervo iconográfico de 380 fotos. São 300 páginas narrando sonhos e lutas, as difíceis condições enfrentadas durante a viagem pelos imigrantes, profissões, as razões que os levaram a emigrar, e a adaptação à nova realidade.
A trajetória grega no Brasil iniciou no século XIX, com a chegada dos comerciantes ricos, e, depois, pelos agricultores que se estabeleceram nas fazendas de café, em Ribeirão Preto (SP). No século seguinte, os registros resgatam a vinda dos trabalhadores para a construção da Estrada de Ferro Madeia-Mamoré, a chegadas dos migrantes pós II Guerra Mundial, e os refugiados da Ásia Menor.
Para a curadora do Fest Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, o livro é um registro inédito da cultura grago-brasileira, com importância histórica e cultural para a nossa região e para o Brasil.
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Santo Antônio Enegia, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundacao Iaripuna, Governo de Rondonia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.
Fonte: Solano
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)