Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Lançamento do livro 'Corumbiara caso enterrado', em Porto Velho


Lançamento do livro 'Corumbiara caso enterrado', em Porto Velho - Gente de Opinião

Lançamento de livro e debate sobre o massacre de Corumbiara acontecem hoje no campus da UNIR, em Porto Velho


  

O Mestrado em História e Estudos Culturais da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a Associação Nacional de História (ANPUH), promove em Porto Velho o lançamento do livro Corumbiara, caso enterrado, de João Peres. O evento acontece nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, às 18h30, no auditório da UNIR Centro.



Após o lançamento, haverá uma mesa de debate com a participação do autor do livro, João Peres; do professor mestre Márcio Martins, IFRO; e de um representante do Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina (Codevise).

O livro, que trata do Massacre de Corumbiara, fato que marcou nossa história e resultou em uma recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a violação de direitos humanos no Brasil, está sendo lançado em todo o Brasil e suscitando debate sobre o tema com o público.

Segundo os organizadores do evento, a nova geração deve conhecer os fatos e discuti-los sob a ótica da realidade atual, contextualizando com o crescente litígio por terras na Amazônia, e principalmente em Rondônia.

Resumo do livro

Em julho de 1995, famílias do sul de Rondônia, em busca de terras, ocuparam a fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um gigante de 18 mil hectares. No cumprimento do mandado de reintegração de posse, ocorreu um conflito que deixou doze mortos. Cinco anos mais tarde, três policiais e dois sem-terra foram condenados.

O essencial de Corumbiara, caso enterrado é investigar além das aparências, dos números, da superfície. O jornalista João Peres, autor do livro, entrevista sem-terras, policiais, políticos, advogados, integrantes de movimentos sociais, promotores e juiz. Revisa processos e documentos. Promove o cruzamento de dados para tentar oferecer ao leitor um conjunto que permita formar a própria opinião. Busca romper a dicotomia empobrecedora que tenta a tudo enquadrar: bons e maus, amigos e inimigos.
A questão central do livro reside em entender como inúmeros fatores se cruzaram até redundar na tragédia de 1995 e, dali por diante, numa investigação inconclusa, num contestado julgamento, em comportamentos estranhos.

Os motivos para o caso ter ficado praticamente esquecido nos últimos anos também são abordados. Corumbiara, caso enterrado é uma nova chance para resgatar a história de uma página importante do Brasil pós-ditadura. E entender por que ela é tão atual.


Fonte: UNIR
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Com a proposta de trabalhar corporeidade, explorar movimentos, fortalecer o empoderamento e o pertencimento cultural, a Universidade Federal de Rond

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

O documentário Seringal: Outras Margens, dirigido por Rafaela Oliveira, propõe um olhar sensível sobre a história da Amazônia a partir de uma perspe

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Sala lotada, olhos atentos e uma noite marcada por depoimentos emocionantes. Assim foi a apresentação especial do espetáculo “Das Raízes, Folhas e F

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)