Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Lançamento do livro 'Corumbiara caso enterrado', em Porto Velho


Lançamento do livro 'Corumbiara caso enterrado', em Porto Velho - Gente de Opinião

Lançamento de livro e debate sobre o massacre de Corumbiara acontecem hoje no campus da UNIR, em Porto Velho


  

O Mestrado em História e Estudos Culturais da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a Associação Nacional de História (ANPUH), promove em Porto Velho o lançamento do livro Corumbiara, caso enterrado, de João Peres. O evento acontece nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, às 18h30, no auditório da UNIR Centro.



Após o lançamento, haverá uma mesa de debate com a participação do autor do livro, João Peres; do professor mestre Márcio Martins, IFRO; e de um representante do Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina (Codevise).

O livro, que trata do Massacre de Corumbiara, fato que marcou nossa história e resultou em uma recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a violação de direitos humanos no Brasil, está sendo lançado em todo o Brasil e suscitando debate sobre o tema com o público.

Segundo os organizadores do evento, a nova geração deve conhecer os fatos e discuti-los sob a ótica da realidade atual, contextualizando com o crescente litígio por terras na Amazônia, e principalmente em Rondônia.

Resumo do livro

Em julho de 1995, famílias do sul de Rondônia, em busca de terras, ocuparam a fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um gigante de 18 mil hectares. No cumprimento do mandado de reintegração de posse, ocorreu um conflito que deixou doze mortos. Cinco anos mais tarde, três policiais e dois sem-terra foram condenados.

O essencial de Corumbiara, caso enterrado é investigar além das aparências, dos números, da superfície. O jornalista João Peres, autor do livro, entrevista sem-terras, policiais, políticos, advogados, integrantes de movimentos sociais, promotores e juiz. Revisa processos e documentos. Promove o cruzamento de dados para tentar oferecer ao leitor um conjunto que permita formar a própria opinião. Busca romper a dicotomia empobrecedora que tenta a tudo enquadrar: bons e maus, amigos e inimigos.
A questão central do livro reside em entender como inúmeros fatores se cruzaram até redundar na tragédia de 1995 e, dali por diante, numa investigação inconclusa, num contestado julgamento, em comportamentos estranhos.

Os motivos para o caso ter ficado praticamente esquecido nos últimos anos também são abordados. Corumbiara, caso enterrado é uma nova chance para resgatar a história de uma página importante do Brasil pós-ditadura. E entender por que ela é tão atual.


Fonte: UNIR
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)