Sexta-feira, 4 de março de 2011 - 13h50
Estudantes indígenas, alunos de comunidades quilombolas e ribeirinhos terão a oportunidade de participar dos Jogos Escolares deste ano. De acordo com o professor Adailton Noleto, coordenador de esportes e cultura da Secretaria de Estado da Educação, o foco dos jogos neste ano será a inclusão sócio-racial. Para viabilizar a participação desta parcela da comunidade estudantil, Noleto está articulando uma ampla rede de parcerias que envolve órgãos estaduais e federais.
Na semana passada Noleto esteve em Brasília, onde participou de reuniões na Secretaria Especial da Igualdade Racial (Sepir), na Secretaria Especial de Saúde Indígena e no Departamento de Esportes Educacionais, do Ministério dos Esportes, em busca de convênios para ajudar na organização dos jogos. O professor esteve também nos gabinetes do senador Acir Gurgacz (PDT) e da deputada federal Marinha Raupp (PMDB).
Em Rondônia já firmou termo de cooperação com a Sedam, Funai de ji-Paraná, Ibama e Funasa, para ajudar no transporte, na alimentação e aquisição de material esportivo. No Ministério dos Esportes será firmado convênio de adesão ao projeto ‘Pintando a liberdade’. Por meio deste projeto, apenados do sistema prisional poderão confeccionar materiais esportivos e receber em troca dinheiro e remissão de pena. Para cada bola costurada, por exemplo, ganha R$ 3 e a cada três dias trabalhados, ganha um dia de remissão de pena. O material esportivo obtido será enviado às escolas, principalmente às indígenas.
A primeira fase do Joer teve início em fevereiro, com as disputas interclasses. Em seguida virão as fases municipais, regionais e a final em porto velho, cujas competições terão início a partir de 29 de julho a 29 de agosto. Os campeões de cada categoria são classificados para os Jogos Olímpicos Escolares.
Inclusão
Além da participação nos esportes coletivos normais, a idéia, segundo Noleto, é promover disputas individuais para a comunidade estudantil indígena, como arco e flecha e zarabatana. Segundo ele, está prevista a participação de 20 equipes masculinas e seis femininas. Os alunos de comunidades Quilombolas, deverão participar com quatro equipes masculinas e duas femininas. Vão competir nas modalidades de futebol e voleibol no esporte coletivo e natação e atletismo na competição individual.
Os ribeirinhos participarão com quatro equipes masculinas e duas femininas. Elas virão do Baixo Madeira, da Bacia Do Abunã e do Vale do Guaporé.
Fonte: Decom
Todos os municípios de Rondônia aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc
O estado de Rondônia e seus 52 municípios aderiram ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (2025-2029). Eles enviar
Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional
A escritora, professora, poetisa e antologista Rosângela Arend marcou presença na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2025, um evento
O TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA apresenta produções rondonienses que destacam a ancestralidade e a sociedade atual, temas que dialogam com a realidade
A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro
Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura i