Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Joer: Jogos terão inclusão de quilombolas e ribeirinhos



Estudantes indígenas, alunos de comunidades quilombolas e ribeirinhos terão a oportunidade de participar dos Jogos Escolares deste ano. De acordo com o professor Adailton Noleto, coordenador de esportes e cultura da Secretaria de Estado da Educação, o foco dos jogos neste ano será a inclusão sócio-racial. Para viabilizar a participação desta parcela da comunidade estudantil, Noleto está articulando uma ampla rede de parcerias que envolve órgãos estaduais e federais.

Na semana passada Noleto esteve em Brasília, onde participou de reuniões na Secretaria Especial da Igualdade Racial (Sepir), na Secretaria Especial de Saúde Indígena e no Departamento de Esportes Educacionais, do Ministério dos Esportes, em busca de convênios para ajudar na organização dos jogos. O professor esteve também nos gabinetes do senador Acir Gurgacz (PDT) e da deputada federal Marinha Raupp (PMDB).

Em Rondônia já firmou termo de cooperação com a Sedam, Funai de ji-Paraná, Ibama e Funasa, para ajudar no transporte, na alimentação e aquisição de material esportivo. No Ministério dos Esportes será firmado convênio de adesão ao projeto ‘Pintando a liberdade’. Por meio deste projeto, apenados do sistema prisional poderão confeccionar materiais esportivos e receber em troca dinheiro e remissão de pena. Para cada bola costurada, por exemplo, ganha R$ 3 e a cada três dias trabalhados, ganha um dia de remissão de pena. O material esportivo obtido será enviado às escolas, principalmente às indígenas.

A primeira fase do Joer teve início em fevereiro, com as disputas interclasses. Em seguida virão as fases municipais, regionais e a final em porto velho, cujas competições terão início a partir de 29 de julho a 29 de agosto. Os campeões de cada categoria são classificados para os Jogos Olímpicos Escolares.

Inclusão

Além da participação nos esportes coletivos normais, a idéia, segundo Noleto, é promover disputas individuais para a comunidade estudantil indígena, como arco e flecha e zarabatana. Segundo ele, está prevista a participação de 20 equipes masculinas e seis femininas. Os alunos de comunidades Quilombolas, deverão participar com quatro equipes masculinas e duas femininas. Vão competir nas modalidades de futebol e voleibol no esporte coletivo e natação e atletismo na competição individual.

Os ribeirinhos participarão com quatro equipes masculinas e duas femininas. Elas virão do Baixo Madeira, da Bacia Do Abunã e do Vale do Guaporé.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)