Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Cultura

Inventário das Sombras: Projeto do movimento 'Coletivo Madeirista' é premiado pela Unesco


Inventário das Sombras, projeto da equipe Coletivo Madeirista, formada por artistas plásticos de Porto Velho, receberá a premiação Digital Art Awards 2007 - Sons e Imagens de Minha Cidade. O concurso internacional, criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visa reconhecer iniciativas que promovam uma reflexão inovadora entre arte e tecnologia e a sua interação na sociedade de informação.

O grupo de artistas rondonienses representará o Brasil na Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes, de 31 de março a 3 de abril, com 'workshop' para arte-educadores locais e de diversos países e uma exibição de vídeo mostrando suas ações artísticas. A equipe é composta por Joesér Alvarez, Rinaldo Santos, Flávio Dutka, Jean Ricardo, Gaspar Knippel, Luis Dantas, Adão Viotto e Deivis Nascimento.

Diversos países concorreram com seus projetos à premiação da Unesco, dentres os quais a Croácia, Taiwan, Paquistão, Coréia do Sul , Romênia, Tunísia, Bangladesh, Egito, Alemanha, Senegal, Canadá, Irã, Palestina, França, Sérvia, África do Sul, Holanda, Israel, Inglaterra, Grécia, Síria, Kurdistão, China, Estados Unidos, Polônia, Suíça, Bolívia, Argentina, Austrália, Slovenia, Moldova, Chile, México, Latvia, Jordânia, Burkina-Faso, Japão. Do Brasil, também foram apresentados outros trabalhos.

Projeto Inovador
O projeto Inventário das Sombras tem o objetivo de discutir o papel do artista e o lugar da arte.

Artistas pintam a própria sombra
Sua idealização aconteceu na capital de Rondônia, durante uma oficina realizada pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 2004, na calçada da Casa de Cultura Ivan Marrocos.

A proposta é simples e não requer prática nem habilidades específicas: basta pintar a própria sombra na calçada e fazer um grafismo que registre a presença da pessoa naquele momento.

Cria-se, então, uma galeria de arte pública.
O movimento artístico já se espalhou por outras cidades do país, tendo sido promovido nas ruas de São Paulo, de Vitória e, durante a última Bienal da União Nacional de Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, recriando uma 'calçada da fama' entre a Lapa e o Circo Voador.

Fonte: O IMAGINÁRIO
Ator Chicão Santos

Mais Sobre Cultura

Mercado Cultura -  Programação do final de semana

Mercado Cultura - Programação do final de semana

Sexta da MPB & SambaA partir das 17h, Edgley &  Adazir tocando o melhor da MPB. Na sequência, a partir das 19h30, apresentação do poeta da cidade Er

Dia dos Namorados - Programação do final de semana no Mercado Cultural de Porto Velho

Dia dos Namorados - Programação do final de semana no Mercado Cultural de Porto Velho

Sexta da MPB & Samba A partir das 17h, Edgley &  Adazir tocando o melhor da MPB. Na sequência, a partir das 19h30, apresentação do poeta da cidade Ern

A música da Amazônia em videoclipes ambientais é tema de live da Embrapa

A música da Amazônia em videoclipes ambientais é tema de live da Embrapa

O discurso literário musical amazônico e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é o tema da Mostra de Videoclipes Ambientais a ser transm

Rita Queiroz pede ao governo que crie o Conselho Curador do acervo doado ao Estado

Rita Queiroz pede ao governo que crie o Conselho Curador do acervo doado ao Estado

A Exposição Permanente de Rita Queiroz, denominada Andando pelas Picadas, que traz a Coleção Descamação Celular, precisa urgentemente ser amparada p