Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Inventário das Sombras: Projeto do movimento 'Coletivo Madeirista' é premiado pela Unesco


Inventário das Sombras, projeto da equipe Coletivo Madeirista, formada por artistas plásticos de Porto Velho, receberá a premiação Digital Art Awards 2007 - Sons e Imagens de Minha Cidade. O concurso internacional, criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visa reconhecer iniciativas que promovam uma reflexão inovadora entre arte e tecnologia e a sua interação na sociedade de informação.

O grupo de artistas rondonienses representará o Brasil na Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes, de 31 de março a 3 de abril, com 'workshop' para arte-educadores locais e de diversos países e uma exibição de vídeo mostrando suas ações artísticas. A equipe é composta por Joesér Alvarez, Rinaldo Santos, Flávio Dutka, Jean Ricardo, Gaspar Knippel, Luis Dantas, Adão Viotto e Deivis Nascimento.

Diversos países concorreram com seus projetos à premiação da Unesco, dentres os quais a Croácia, Taiwan, Paquistão, Coréia do Sul , Romênia, Tunísia, Bangladesh, Egito, Alemanha, Senegal, Canadá, Irã, Palestina, França, Sérvia, África do Sul, Holanda, Israel, Inglaterra, Grécia, Síria, Kurdistão, China, Estados Unidos, Polônia, Suíça, Bolívia, Argentina, Austrália, Slovenia, Moldova, Chile, México, Latvia, Jordânia, Burkina-Faso, Japão. Do Brasil, também foram apresentados outros trabalhos.

Projeto Inovador
O projeto Inventário das Sombras tem o objetivo de discutir o papel do artista e o lugar da arte.

Artistas pintam a própria sombra
Sua idealização aconteceu na capital de Rondônia, durante uma oficina realizada pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 2004, na calçada da Casa de Cultura Ivan Marrocos.

A proposta é simples e não requer prática nem habilidades específicas: basta pintar a própria sombra na calçada e fazer um grafismo que registre a presença da pessoa naquele momento.

Cria-se, então, uma galeria de arte pública.
O movimento artístico já se espalhou por outras cidades do país, tendo sido promovido nas ruas de São Paulo, de Vitória e, durante a última Bienal da União Nacional de Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, recriando uma 'calçada da fama' entre a Lapa e o Circo Voador.

Fonte: O IMAGINÁRIO
Ator Chicão Santos

Mais Sobre Cultura

 IPHAN, ASFEMM, MP, MPF e prefeitura decidem reforçar segurança na E.F.M.M

IPHAN, ASFEMM, MP, MPF e prefeitura decidem reforçar segurança na E.F.M.M

Órgãos auxiliares, poder executivo da Capital e associação dos ferroviários focam na segurança da E.F.M.M

Cantora carioca se apresenta neste sábado no Mercado Cultural

Cantora carioca se apresenta neste sábado no Mercado Cultural

A sambista se apresenta junto com o mestre Bainha, de Porto Velho

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

A Academia Rondoniense de Letras (ARL) promoveu um encontro de seus membros no dia 27 passado para comemorar o Dia do Escritor, ocorrido em 25 de julh