Domingo, 19 de junho de 2011 - 22h04

Todos os dias aprendemos sempre mais. A experiência de interagir com um grupo de alunos da Escola Marcelo Cândia, Zona Leste de Porto Velho (Rede Santa Marcelina) é a prova disso. Por perceber o grande interesse de um grupo da escola, resolvemos compartilhar um pouco dos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos anos e no sábado(18), pela manhã, iniciamos uma parceria e nos reunimos com um grupo de alunos do ensino fundamental e médio que desenvolvem um trabalho experimental de jornalismo.
No primeiro, dos três encontros, os jornalistas Marcos Souza, Luiz Alexandre e Celso Gomes falaram do dia a dia dos profissionais de comunicação, na redações, nas assessorias de imprensa, além de dicas sobre redes sociais.
Com cerca de 20 anos, o grupo tem recebido muito apoio da direção da Escola, a irmã Carmem e a professora Rosângela, que são entusiastas da iniciativa dos alunos em promoverem a cidadania através da comunicação e também acompanharam a atividade dos jornalistas na manhã de sábado.
Mesa redonda
Neste primeiro encontro foi um bate-papo e apresentação básica de dados históricos do jornalismo no Brasil e experiências do dia a dia da comunicação vivido pelos profissionais da área. Os alunos anotavam e filmavam tudo, já aplicando o conhecimento inicial que já possuem. A construção da notícia, os valores éticos e de credibilidade que o profissional de comunicação deve sempre preservar e noções sobre redes sociais na promoção da cidadania através da informação foram alguns dos pontos abordados.
Livro
Entregamos à irmã Carmem um exemplar do livro “Estúdio de Televisão” do autor Salvador Francisco Tirloni, uma das poucas literaturas sobre o assunto disponível no mercado nacional. O livro apresenta uma metodologia de implantação e aplicação de estudo de caso em Órgão Público, na construção de estúdio próprio de TV, perfeitamente adaptável para proporções das mais diversas.
O próximo encontro será dia 2 de julho (sábado), às 8h30, no Laboratório de Informática da Escola, com oficinas de Impresso e produção telejornalismo. (atualizada às 21h03)
Fonte: Blog do Celso Gomes
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026
O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)