Domingo, 19 de junho de 2011 - 22h04

Todos os dias aprendemos sempre mais. A experiência de interagir com um grupo de alunos da Escola Marcelo Cândia, Zona Leste de Porto Velho (Rede Santa Marcelina) é a prova disso. Por perceber o grande interesse de um grupo da escola, resolvemos compartilhar um pouco dos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos anos e no sábado(18), pela manhã, iniciamos uma parceria e nos reunimos com um grupo de alunos do ensino fundamental e médio que desenvolvem um trabalho experimental de jornalismo.
No primeiro, dos três encontros, os jornalistas Marcos Souza, Luiz Alexandre e Celso Gomes falaram do dia a dia dos profissionais de comunicação, na redações, nas assessorias de imprensa, além de dicas sobre redes sociais.
Com cerca de 20 anos, o grupo tem recebido muito apoio da direção da Escola, a irmã Carmem e a professora Rosângela, que são entusiastas da iniciativa dos alunos em promoverem a cidadania através da comunicação e também acompanharam a atividade dos jornalistas na manhã de sábado.
Mesa redonda
Neste primeiro encontro foi um bate-papo e apresentação básica de dados históricos do jornalismo no Brasil e experiências do dia a dia da comunicação vivido pelos profissionais da área. Os alunos anotavam e filmavam tudo, já aplicando o conhecimento inicial que já possuem. A construção da notícia, os valores éticos e de credibilidade que o profissional de comunicação deve sempre preservar e noções sobre redes sociais na promoção da cidadania através da informação foram alguns dos pontos abordados.
Livro
Entregamos à irmã Carmem um exemplar do livro “Estúdio de Televisão” do autor Salvador Francisco Tirloni, uma das poucas literaturas sobre o assunto disponível no mercado nacional. O livro apresenta uma metodologia de implantação e aplicação de estudo de caso em Órgão Público, na construção de estúdio próprio de TV, perfeitamente adaptável para proporções das mais diversas.
O próximo encontro será dia 2 de julho (sábado), às 8h30, no Laboratório de Informática da Escola, com oficinas de Impresso e produção telejornalismo. (atualizada às 21h03)
Fonte: Blog do Celso Gomes
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)