Domingo, 19 de junho de 2011 - 22h04
Todos os dias aprendemos sempre mais. A experiência de interagir com um grupo de alunos da Escola Marcelo Cândia, Zona Leste de Porto Velho (Rede Santa Marcelina) é a prova disso. Por perceber o grande interesse de um grupo da escola, resolvemos compartilhar um pouco dos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos anos e no sábado(18), pela manhã, iniciamos uma parceria e nos reunimos com um grupo de alunos do ensino fundamental e médio que desenvolvem um trabalho experimental de jornalismo.
No primeiro, dos três encontros, os jornalistas Marcos Souza, Luiz Alexandre e Celso Gomes falaram do dia a dia dos profissionais de comunicação, na redações, nas assessorias de imprensa, além de dicas sobre redes sociais.
Com cerca de 20 anos, o grupo tem recebido muito apoio da direção da Escola, a irmã Carmem e a professora Rosângela, que são entusiastas da iniciativa dos alunos em promoverem a cidadania através da comunicação e também acompanharam a atividade dos jornalistas na manhã de sábado.
Mesa redonda
Neste primeiro encontro foi um bate-papo e apresentação básica de dados históricos do jornalismo no Brasil e experiências do dia a dia da comunicação vivido pelos profissionais da área. Os alunos anotavam e filmavam tudo, já aplicando o conhecimento inicial que já possuem. A construção da notícia, os valores éticos e de credibilidade que o profissional de comunicação deve sempre preservar e noções sobre redes sociais na promoção da cidadania através da informação foram alguns dos pontos abordados.
Livro
Entregamos à irmã Carmem um exemplar do livro “Estúdio de Televisão” do autor Salvador Francisco Tirloni, uma das poucas literaturas sobre o assunto disponível no mercado nacional. O livro apresenta uma metodologia de implantação e aplicação de estudo de caso em Órgão Público, na construção de estúdio próprio de TV, perfeitamente adaptável para proporções das mais diversas.
O próximo encontro será dia 2 de julho (sábado), às 8h30, no Laboratório de Informática da Escola, com oficinas de Impresso e produção telejornalismo. (atualizada às 21h03)
Fonte: Blog do Celso Gomes
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est
Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena
A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua: