Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Interesse de alunos pela comunicação no Marcelo Cândia


Interesse de alunos pela comunicação no Marcelo Cândia - Gente de Opinião
Todos os dias aprendemos sempre mais. A experiência de interagir com um grupo de alunos da Escola Marcelo Cândia, Zona Leste de Porto Velho (Rede Santa Marcelina) é a prova disso. Por perceber o grande interesse de um grupo da escola, resolvemos compartilhar um pouco dos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos anos e no sábado(18), pela manhã, iniciamos uma parceria e nos reunimos com um grupo de alunos do ensino fundamental e médio que desenvolvem um trabalho experimental de jornalismo.

No primeiro, dos três encontros, os jornalistas Marcos Souza, Luiz Alexandre e Celso Gomes falaram do dia a dia dos profissionais de comunicação, na redações, nas assessorias de imprensa, além de dicas sobre redes sociais.

Com cerca de 20 anos, o grupo tem recebido muito apoio da direção da Escola, a irmã Carmem e a professora Rosângela, que são entusiastas da iniciativa dos alunos em promoverem a cidadania através da comunicação e também acompanharam a atividade dos jornalistas na manhã de sábado.

Mesa redondaInteresse de alunos pela comunicação no Marcelo Cândia - Gente de Opinião

Neste primeiro encontro foi um bate-papo e apresentação básica de dados históricos do jornalismo no Brasil e experiências do dia a dia da comunicação vivido pelos profissionais da área. Os alunos anotavam e filmavam tudo, já aplicando o conhecimento inicial que já possuem. A construção da notícia, os valores éticos e de credibilidade que o profissional de comunicação deve sempre preservar e noções sobre redes sociais na promoção da cidadania através da informação foram alguns dos pontos abordados.

Livro

Entregamos à irmã Carmem um exemplar do livro “Estúdio de Televisão” do autor Salvador Francisco Tirloni, uma das poucas literaturas sobre o assunto disponível no mercado nacional. O livro apresenta uma metodologia de implantação e aplicação de estudo de caso em Órgão Público, na construção de estúdio próprio de TV, perfeitamente adaptável para proporções das mais diversas.

O próximo encontro será dia 2 de julho (sábado), às 8h30, no Laboratório de Informática da Escola, com oficinas de Impresso e produção telejornalismo. (atualizada às 21h03)


Fonte: Blog do Celso Gomes

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"

Neste dia 1º de março de 2026, às 19 horas, o Teatro Banzeiros será o palco de um encontro marcante entre a tradição e a contemporaneidade musical d

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)