Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 - 17h24

Esta
semana, o público de Porto Velho tem a chance de vivenciar experiências únicas
por meio da arte rondoniense. O III Madeira Festival de Teatro apresenta
espetáculos gratuitos que dialogam com a realidade, despertam o imaginário da
plateia e provocam intensas emoções.
Na
terça-feira aconteceu a abertura oficial, com o espetáculo “Corpo-árvore –
entre raízes e folhas de memórias”. A performance da artista Andrea Melo,
acompanhada pelo músico Raoni, proporcionou ao público uma verdadeira
experiência sensorial. A plateia foi transportada para dentro de uma floresta
encantada, recriada no palco com um cenário natural repleto de folhas secas.
Além do encanto, a apresentação trouxe momentos de reflexão ao abordar temas
como ancestralidade, a exploração da floresta e as queimadas, que afetam
diretamente a saúde da população. No entanto, também deixou espaço para a
esperança, simbolizada na possibilidade de regeneração da natureza. Após a
apresentação, a equipe promoveu um bate-papo com o público, esclarecendo
dúvidas e compartilhando detalhes sobre a criação da obra.
Já na
quarta-feira, foi a vez de o riso e a emoção tomarem conta da plateia com o
espetáculo “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz. Estudantes do
Instituto Federal de Rondônia (IFRO) participaram da sessão e se divertiram com
as trapalhadas do palhaço Pingo, que insiste em iniciar seu ensaio mesmo
sem a presença da diretora. O desfecho surpreendente emocionou os jovens, que,
ao final, aplaudiram de pé e compartilharam suas impressões sobre a
apresentação.
Encerrando a programação de quarta-feira, aconteceu a mesa de debate “Teatro Amazônico: Resistência, Identidade e Novos Caminhos de Criação”, mediada por Negra Mari e com a participação das convidadas Victoria Barreto, Amanara Brandão e Gisele Stering. O encontro promoveu uma reflexão sobre o cenário cultural e o fazer artístico na Amazônia e em Rondônia, destacando os desafios e conquistas e possibilidades de desenvolvimento profissional para quem deseja investir na carreira artística.

As falas das convidadas revelaram suas trajetórias pessoais e artísticas, evidenciando como cada uma se relaciona com a arte e quais caminhos profissionais podem ser trilhados a partir dela. A troca de ideias mostrou não apenas a diversidade de experiências, mas também a força transformadora da arte como instrumento de resistência, identidade e criação.
Encerramento
A programação do III Madeira Festival de Teatro encerra nesta sexta-feira com o espetáculo Já Passa das Oito com o Grupo Wakanbuki. Além da apresentação também serão revelados os melhores do Festival e quem será homenageado com o Prêmio Xuluca, em reconhecimento a contribuição a arte cênica rondoniense.
O III Madeira Festival de Teatro é realizado pela Nzinga Produções, com coordenação geral Negra Mari. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia, por meio do Edital Rouanet Norte.
O evento oferece acessibilidade em Libras e contará com uma equipe de monitores preparada para orientar e auxiliar o público.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)