Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governo lança programa de formação musical



Promover ações artístico-culturais como estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, procurando despertar e aprimorar habilidades, além de revelar talentos. Esse é um dos objetivos do programa de formação musical da Escola Acreana de Música.

O programa envolve 15 cursos gratuitos, entre populares e eruditos, com inscrições abertas no período de 17 a 25 deste mês, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, na Escola Acreana de Música. Após essa etapa, os inscritos passarão por um processo seletivo que acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro.

As aulas estão previstas para começar no início de março. Serão aceitas inscrições de crianças a partir dos cinco anos, acompanhadas dos pais. Na abertura das inscrições, durante todo o dia 17, vão acontecer atividades musicais com o objetivo de interagir com o público e fazer com que os presentes já se sintam familiarizados com o processo.

“Essa atividade é uma espécie de chamamento e sensibilização para que a pessoas se sintam à vontade já no ato da inscrição. O importante é que a comunidade interaja de forma natural e, quem sabe, com isso estaremos facilitando sua escolha para o curso com que realmente se identifica. A ideia é envolver toda a comunidade do Tucumã e dos bairros do entorno”, explica Dircinei Francisco Lima de Souza, diretor-presidente da Fundação Elias Mansour.

Teoria e prática

Os cursos serão ministrados por doze professores, divididos entre teoria e prática, e têm duração de dois anos. Vão trabalhar o conteúdo da prática instrumental e da metodologia, que envolverá a teoria musical: percepção, solfejo, história da música e técnica vocal. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos três períodos, e cada aluno frequentará dois dias na semana, sendo um para o conteúdo teórico e o outro dirigido à prática.

Sobre o teste de seleção, o coordenador da escola, maestro Cunha, explica que será aplicada uma metodologia simples, em que o candidato não precisará ter o domínio sobre as técnicas musicais.

“Vamos fazer um teste perceptivo ocasião em que trabalharemos a coordenação motora, afinação, a memória rítmica e a melódica. É nesse momento que acabamos descobrindo vários talentos. Queremos alcançar uma meta de 400 alunos”, diz.

Fonte: Agência de Notícias do Acre / Rose Farias


 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)