Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governo lança programa de formação musical



Promover ações artístico-culturais como estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, procurando despertar e aprimorar habilidades, além de revelar talentos. Esse é um dos objetivos do programa de formação musical da Escola Acreana de Música.

O programa envolve 15 cursos gratuitos, entre populares e eruditos, com inscrições abertas no período de 17 a 25 deste mês, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, na Escola Acreana de Música. Após essa etapa, os inscritos passarão por um processo seletivo que acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro.

As aulas estão previstas para começar no início de março. Serão aceitas inscrições de crianças a partir dos cinco anos, acompanhadas dos pais. Na abertura das inscrições, durante todo o dia 17, vão acontecer atividades musicais com o objetivo de interagir com o público e fazer com que os presentes já se sintam familiarizados com o processo.

“Essa atividade é uma espécie de chamamento e sensibilização para que a pessoas se sintam à vontade já no ato da inscrição. O importante é que a comunidade interaja de forma natural e, quem sabe, com isso estaremos facilitando sua escolha para o curso com que realmente se identifica. A ideia é envolver toda a comunidade do Tucumã e dos bairros do entorno”, explica Dircinei Francisco Lima de Souza, diretor-presidente da Fundação Elias Mansour.

Teoria e prática

Os cursos serão ministrados por doze professores, divididos entre teoria e prática, e têm duração de dois anos. Vão trabalhar o conteúdo da prática instrumental e da metodologia, que envolverá a teoria musical: percepção, solfejo, história da música e técnica vocal. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos três períodos, e cada aluno frequentará dois dias na semana, sendo um para o conteúdo teórico e o outro dirigido à prática.

Sobre o teste de seleção, o coordenador da escola, maestro Cunha, explica que será aplicada uma metodologia simples, em que o candidato não precisará ter o domínio sobre as técnicas musicais.

“Vamos fazer um teste perceptivo ocasião em que trabalharemos a coordenação motora, afinação, a memória rítmica e a melódica. É nesse momento que acabamos descobrindo vários talentos. Queremos alcançar uma meta de 400 alunos”, diz.

Fonte: Agência de Notícias do Acre / Rose Farias


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)