Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Governo lança programa de formação musical



Promover ações artístico-culturais como estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, procurando despertar e aprimorar habilidades, além de revelar talentos. Esse é um dos objetivos do programa de formação musical da Escola Acreana de Música.

O programa envolve 15 cursos gratuitos, entre populares e eruditos, com inscrições abertas no período de 17 a 25 deste mês, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, na Escola Acreana de Música. Após essa etapa, os inscritos passarão por um processo seletivo que acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro.

As aulas estão previstas para começar no início de março. Serão aceitas inscrições de crianças a partir dos cinco anos, acompanhadas dos pais. Na abertura das inscrições, durante todo o dia 17, vão acontecer atividades musicais com o objetivo de interagir com o público e fazer com que os presentes já se sintam familiarizados com o processo.

“Essa atividade é uma espécie de chamamento e sensibilização para que a pessoas se sintam à vontade já no ato da inscrição. O importante é que a comunidade interaja de forma natural e, quem sabe, com isso estaremos facilitando sua escolha para o curso com que realmente se identifica. A ideia é envolver toda a comunidade do Tucumã e dos bairros do entorno”, explica Dircinei Francisco Lima de Souza, diretor-presidente da Fundação Elias Mansour.

Teoria e prática

Os cursos serão ministrados por doze professores, divididos entre teoria e prática, e têm duração de dois anos. Vão trabalhar o conteúdo da prática instrumental e da metodologia, que envolverá a teoria musical: percepção, solfejo, história da música e técnica vocal. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos três períodos, e cada aluno frequentará dois dias na semana, sendo um para o conteúdo teórico e o outro dirigido à prática.

Sobre o teste de seleção, o coordenador da escola, maestro Cunha, explica que será aplicada uma metodologia simples, em que o candidato não precisará ter o domínio sobre as técnicas musicais.

“Vamos fazer um teste perceptivo ocasião em que trabalharemos a coordenação motora, afinação, a memória rítmica e a melódica. É nesse momento que acabamos descobrindo vários talentos. Queremos alcançar uma meta de 400 alunos”, diz.

Fonte: Agência de Notícias do Acre / Rose Farias


 

Mais Sobre Cultura

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) realizado pelo Governo de Rondônia inicia a fase final nesta quinta-feira (19) com a Cerimônia d

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do país. Promovido pelo Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio-

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i