Quinta-feira, 13 de abril de 2023 - 16h42

Representantes de agremiações folclóricas de Porto Velho participaram de uma reunião nesta quinta-feira, na Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, para discutirem sobre o Arraial Flor do Maracujá, que voltará a ser realizado neste ano. Durante a reunião, os presentes demonstraram ânimo quanto ao retorno do evento, considerado a maior representatividade do folclore em Porto Velho, que foi interrompido após a edição de 2019, devido à pandemia.
O secretário de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, afirmou que o Flor do Maracujá, assim como os outros eventos, são considerados como prioridades, dando apoio à cultura. “Todo o processo para a realização do evento foi explicado aos representantes e o Governo de Rondônia está mobilizado para que isso aconteça e com certeza, a organização e o alinhamento conjunto, o arraial será um sucesso”, disse.
Para o governador Marcos Rocha, a premissa é fazer com que o Flor do Maracujá e demais festas folclóricas sejam acessíveis. “O papel do Governo de Rondônia é continuar fomentando o apoio à cultura nas suas mais diversas áreas. Eventos a exemplo do Arraial Flor do Maracujá movimenta grupos folclóricos tradicionais de nosso Estado. Além de ajudar a manter viva as tradições artísticas, contribui para desenvolvimento econômico e turístico”, disse.
Ainda na reunião, Júnior Lopes salientou que existe o apoio do Fundo Estadual da Cultura – Fedec, onde foi aprovado pelo conselho o recurso que será utilizado para repasses de apoio em fomento aos grupos folclóricos.
Além da estrutura, foram abordados na reunião a parte técnica, para que os grupos folclóricos possam estar se organizando com as documentações para que não haja nenhuma restrição durante o evento. “Uma novidade para este ano, será uma premiação em dinheiro para os participantes, como forma de incentivo e apoio”, destacou Júnior Lopes.
PATRIMÔNIO
O titular da Sejucel esclareceu que está previsto para acontecer a partir do dia 23 de junho, no Parque dos Tanques. O arraial conta com a participação de comerciantes autônomos; ambulantes que conseguem renda durante o período do evento.
“O evento é de tradição para Porto Velho e ao Estado, o retorno traz muitas raízes, além do impacto cultural, financeiro e social positivo. O arraial movimenta mais de 300 mil pessoas durante a realização, e para este ano, com o apoio do Governo de Rondônia, tem tudo para ser um sucesso”, finalizou Júnior Lopes.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)