Segunda-feira, 1 de julho de 2024 - 17h40

A Fundação Cultural do Município (Funcultural) tem movimentado a cena cultural de Porto Velho com dois grandes projetos, o Arte no Entardecer e o Cultura Itinerante. Ambas as iniciativas, embora distintas em seus propósitos, compartilham o objetivo de democratizar o acesso à cultura e valorizar os talentos locais.
O Arte no Entardecer surgiu como resposta à necessidade de oferecer eventos culturais acessíveis e de qualidade nos bairros e espaços públicos da capital. Com uma programação diversificada que inclui música, dança, arte circense, literatura e poesia, o Arte no Entardecer tem como propósito atender às famílias e comunidades que buscam entretenimento e valorização cultural no final da tarde.
Altair dos Santos, diretor do Departamento Cultural da Fundação, explica que o projeto preenche deficiências existentes no cotidiano dos espaços públicos. "O Arte no Entardecer preenche uma lacuna ao levar cultura para áreas como praças, quadras esportivas e centros comunitários, locais que, muitas vezes, não oferecem eventos culturais regulares", comentou.
Enquanto isso, o Cultura Itinerante se destaca por sua atuação em áreas mais afastadas da cidade, como distritos e comunidades rurais. O projeto envolve uma logística complexa para levar apresentações de teatro, música, dança e outras expressões artísticas até locais como o baixo Madeira: Calama, Nazaré e São Carlos. "Ao levar cultura para essas comunidades mais distantes, estamos não apenas proporcionando entretenimento, mas também promovendo inclusão social e valorização das identidades locais", explica Altair.
A escolha dos locais e o calendário de eventos são cuidadosamente planejados pela equipe da Funcultural. A decisão leva em consideração aspectos como infraestrutura disponível, condições climáticas e demandas específicas das comunidades. "Realizamos visitas técnicas para garantir que todos os detalhes, desde som e iluminação, até questões de segurança, estejam adequados para cada evento", ressalta Altair.
A logística envolvida na execução dos projetos demanda o envolvimento de uma equipe numerosa, composta por servidores capacitados da Fundação Cultural e do Departamento de Patrimônio Cultural. "É um trabalho que começa desde o planejamento do calendário até a execução in loco, onde cada detalhe é crucial para o sucesso das atividades", acrescenta o diretor.
Além de proporcionar momentos de lazer e cultura, o Arte no Entardecer e o Cultura Itinerante fortalecem os laços comunitários e estimulam a participação ativa dos cidadãos nos eventos que moldam a identidade cultural da cidade. A programação dos projetos é amplamente divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Porto Velho, como o portal e as redes sociais.
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho
A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop
Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)