Terça-feira, 3 de junho de 2008 - 14h46
O Fórum Mundial de Educação no qual participaram 35 mil pessoas de 15 países teve como tema Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. O evento, realizado em Santa Maria (RS), neste final de maio, propôs 22 iniciativas para melhorar o ensino, aliando princípios da economia solidária.
Entre as proposições entendeu-se que é preciso fortalecer as políticas que incentivem a formação de trabalhadores da economia solidária, criando oportunidade de trabalho, incentivando o cooperativismo, associativismo, a autogestão, de forma que se respeite o meio ambiente. Para isso é fundamental agregar valor aos produtos da economia solidária.
As universidades devem participar desse processo, priorizando pesquisas direcionadas na economia solidária, de forma que se promova a difusão do conhecimento científico. Propuseram também a ampliação do debate nos espaços públicos sobre livre orientação e violência sexual, além de modelos alternativos de comunicação que difundam a cidadania.
Para o assessor da senadora Fátima Cleide (PT-RO), José Ronald, que representou a parlamentar no evento, é necessário reformular métodos de ensino para uma nova ordem mundial. "É preciso mudar a educação para dar a juventude uma nova perspectiva de um mundo melhor", disse.
Propostas aos deficientes também foram feitas, como a construção de escolas bilíngües para surdos, de forma que seja capaz de se desenvolver e expandir a linguagem de Libras.
Participaram do Fórum Mundial de Educação representantes do Brasil, Alemanha, Uruguai, Portugal, Paraguai, Chile, China, Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Suécia, Peru, França, Colômbia e Coréia do Norte.
Fonte: Henrique Teixeira
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)