Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Fórum Mundial da Educação: A lógica da exploração e opressão deve ser rompida



O Fórum Mundial de Educação no qual participaram 35 mil pessoas de 15 países teve como tema Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. O evento, realizado em Santa Maria (RS), neste final de maio, propôs 22 iniciativas para melhorar o ensino, aliando princípios da economia solidária.

Entre as proposições entendeu-se que é preciso fortalecer as políticas que incentivem a formação de trabalhadores da economia solidária, criando oportunidade de trabalho, incentivando o cooperativismo, associativismo, a autogestão, de forma que se respeite o meio ambiente. Para isso é fundamental agregar valor aos produtos da economia solidária.

As universidades devem participar desse processo, priorizando pesquisas direcionadas na economia solidária, de forma que se promova a difusão do conhecimento científico. Propuseram também a ampliação do debate nos espaços públicos sobre livre orientação e violência sexual, além de modelos alternativos de comunicação que difundam a cidadania.    

Para o assessor da senadora Fátima Cleide (PT-RO), José Ronald, que representou a parlamentar no evento, é necessário reformular métodos de ensino para uma nova ordem mundial. "É preciso mudar a educação para dar a juventude uma nova perspectiva de um mundo melhor", disse.

Propostas aos deficientes também foram feitas, como a construção de escolas bilíngües para surdos, de forma que seja capaz de se desenvolver e expandir a linguagem de Libras.

Participaram do Fórum Mundial de Educação representantes do Brasil, Alemanha, Uruguai, Portugal, Paraguai, Chile, China, Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Suécia, Peru, França, Colômbia e Coréia do Norte.   

Fonte: Henrique Teixeira

 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe