Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Fórum Mundial da Educação: A lógica da exploração e opressão deve ser rompida



O Fórum Mundial de Educação no qual participaram 35 mil pessoas de 15 países teve como tema Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. O evento, realizado em Santa Maria (RS), neste final de maio, propôs 22 iniciativas para melhorar o ensino, aliando princípios da economia solidária.

Entre as proposições entendeu-se que é preciso fortalecer as políticas que incentivem a formação de trabalhadores da economia solidária, criando oportunidade de trabalho, incentivando o cooperativismo, associativismo, a autogestão, de forma que se respeite o meio ambiente. Para isso é fundamental agregar valor aos produtos da economia solidária.

As universidades devem participar desse processo, priorizando pesquisas direcionadas na economia solidária, de forma que se promova a difusão do conhecimento científico. Propuseram também a ampliação do debate nos espaços públicos sobre livre orientação e violência sexual, além de modelos alternativos de comunicação que difundam a cidadania.    

Para o assessor da senadora Fátima Cleide (PT-RO), José Ronald, que representou a parlamentar no evento, é necessário reformular métodos de ensino para uma nova ordem mundial. "É preciso mudar a educação para dar a juventude uma nova perspectiva de um mundo melhor", disse.

Propostas aos deficientes também foram feitas, como a construção de escolas bilíngües para surdos, de forma que seja capaz de se desenvolver e expandir a linguagem de Libras.

Participaram do Fórum Mundial de Educação representantes do Brasil, Alemanha, Uruguai, Portugal, Paraguai, Chile, China, Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Suécia, Peru, França, Colômbia e Coréia do Norte.   

Fonte: Henrique Teixeira

 

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe