Terça-feira, 3 de junho de 2008 - 14h46
O Fórum Mundial de Educação no qual participaram 35 mil pessoas de 15 países teve como tema Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. O evento, realizado em Santa Maria (RS), neste final de maio, propôs 22 iniciativas para melhorar o ensino, aliando princípios da economia solidária.
Entre as proposições entendeu-se que é preciso fortalecer as políticas que incentivem a formação de trabalhadores da economia solidária, criando oportunidade de trabalho, incentivando o cooperativismo, associativismo, a autogestão, de forma que se respeite o meio ambiente. Para isso é fundamental agregar valor aos produtos da economia solidária.
As universidades devem participar desse processo, priorizando pesquisas direcionadas na economia solidária, de forma que se promova a difusão do conhecimento científico. Propuseram também a ampliação do debate nos espaços públicos sobre livre orientação e violência sexual, além de modelos alternativos de comunicação que difundam a cidadania.
Para o assessor da senadora Fátima Cleide (PT-RO), José Ronald, que representou a parlamentar no evento, é necessário reformular métodos de ensino para uma nova ordem mundial. "É preciso mudar a educação para dar a juventude uma nova perspectiva de um mundo melhor", disse.
Propostas aos deficientes também foram feitas, como a construção de escolas bilíngües para surdos, de forma que seja capaz de se desenvolver e expandir a linguagem de Libras.
Participaram do Fórum Mundial de Educação representantes do Brasil, Alemanha, Uruguai, Portugal, Paraguai, Chile, China, Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Suécia, Peru, França, Colômbia e Coréia do Norte.
Fonte: Henrique Teixeira
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)