Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fisioterapeuta da São Lucas alerta sobre síndrome do imobilismo



Caracterizada por um conjunto de alterações que ocorrem no indivíduo acamado, por um período prolongado, a síndrome do imobilismo afeta muitos sistemas corporais diminuindo a capacidade funcional. Os sistemas osteomusculares, tecido conjuntivo, tecido articular, sistema respiratório, sistema metabólico, sistemas gastrointestinais e sistemas genitourinarios, dentre outros, são os mais acometidos pela imobilidade que também altera o estado emocional do indivíduo (ansiedade, apatia, depressão e isolamento social, dentre outros).

Segundo a professora Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira, coordenadora da Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, respeitando-se a cronologia da imobilidade pode-se considerar que 7 a 10 dias seja um período de repouso, de 12 a 15 dias período de imobilização e a partir de 15 dias é considerado decúbito de longa duração. “Para cada semana de imobilização completa no leito, um paciente pode perder de 10% a 20% de seu nível inicial de força muscular, de acordo com sua idade. Por volta de 4 semanas, 50% da força inicial pode estar perdida”, informou.

De acordo com a professora, a falta de atividade física pode levar o indivíduo ao descondicionamento físico global, tornando-o suscetível a uma série de fatores de risco para a saúde como o aumento da pressão arterial, obesidade, diminuição da flexibilidade e osteoporose, acometendo mais as mulheres menopausadas. Ela acrescentou que os benefícios alcançados com a prática regular do exercício físico são mundialmente conhecidos, principalmente em relação ao ganho de força e resistência muscular, melhoria da flexibilidade articular, alterações na composição corporal, redução do risco de traumatismo músculo-esqueléticos e melhora do condicionamento cardiovascular.

A terapêutica por exercícios físicos em pacientes imobilizados tem como objetivo minimizar esses efeitos deletérios, diminuindo o tempo de internação ou o tempo em que o paciente fica acamado, melhorando significativamente a sua qualidade de vida. Ana Paula Rubira salientou que a idade avançada pode aumentar os riscos dos acometimentos, inclusive de alterações na pele, levando ao aparecimento de úlceras de pressão (ou de decúbito), que representam uma ameaça direta para o paciente devido à infecção, podendo causar morte por septicemia.

O tratamento fisioterapêutico deve objetivar a movimentação no leito e a independência nas atividades, estimular a deambulação (caminhada), prevenção de úlceras de pressão realizando de hora em hora, mudanças de posição do paciente no leito evitar complicações circulatórias e pulmonares ou minimizar e resolver patologias pulmonares já instaladas, controlar a dor, manter força muscular e a amplitude de movimentos com exercícios principalmente ativos e ativos resistidos caso o paciente consiga fazê-los, melhorar mobilidade e flexibilidade, coordenação e habilidade diminuindo os encurtamentos musculares, atrofias e contraturas, prevenir e tratar o edema (inchaço) que pode ocorrer como conseqüência de cirurgias ou da própria imobilização no leito, promover a conscientização corporal, minimizar quedas, prevenir ganho de peso inadequado.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)