Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Amazônico de Teatro reúne públicos de todas as idades e destaca diversidade cultural na região

O evento celebrou a diversidade cultural, a ancestralidade e a força do teatro, junto a outras expressões artísticas, na Amazônia Legal.


Festival Amazônico de Teatro reúne públicos de todas as idades e destaca diversidade cultural na região - Gente de Opinião

Produção de Artes Integradas Rondoniense, por meio da Lei Paulo Gustavo. Com seis dias de programação, o Festival Amazônico de Teatro, FAT 2025, encerrou sua mais recente edição deixando uma marca em quem prestigiou o festival, e promovendo trocas entre o público e artistas de diferentes regiões. Realizado em Vilhena e Ji-Paraná, nos espaços culturais Teatro Wankabuki e Auá Coletivo Artístico, o evento reuniu companhias locais e regionais em uma celebração multi-artística, valorizando a arte cênica e os artistas da região Norte.

O festival teve como objetivo valorizar narrativas amazônicas e promover o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. Na programação, o público pôde acompanhar espetáculos voltados ao público infantil e à terceira idade, além de oficinas, workshops, rodas de conversa e a exibição do filme "A Lasca”, uma produção local dirigida pela vilhenense e artista Valdete Sousa. Um dos destaques do festival foi a presença de grupos de teatro formados por artistas LGBTQIAPN+, que trouxeram ao palco performances inspiradas em histórias reais, abordando temas ligados à representatividade e à diversidade nos espaços culturais.

Valdete Sousa, artista e realizadora do festival, ressaltou que, nesta edição, o objetivo principal foi oferecer espetáculos e ações formativas para um público voltado a todas as faixas etárias, alcançando um público diversificado. Ela destacou que a programação, além de contemplar o público geral, ainda contemplou apresentações específicas para grupos como pessoas acima de 60 anos e crianças.

A arte precisa ser acessível a todas as pessoas, independentemente da idade, classe social ou qualquer outra característica individual. A arte é um direito, e nós, enquanto artistas, devemos ter essa sensibilidade de formar novos públicos e levar ao palco narrativas que comuniquem e representem os diferentes grupos sociais. Nesta 6ª edição, o Festival Amazônico de Teatro reafirmou esse compromisso”, ressaltou Valdete.

Festival Amazônico de Teatro reúne públicos de todas as idades e destaca diversidade cultural na região - Gente de Opinião

O festival foi um espaço de intercâmbio cultural que recebeu companhias do Amazonas, Mato Grosso, Maranhão e Rondônia. Esses grupos dividiram o mesmo palco e participaram de diversas atividades, promovendo trocas construtivas ricas de estética e experiências.

Jefferson Jarcem, do Grupo Tibanaré, que veio de Cuiabá, Mato Grosso, esteve pela segunda vez no FAT e ministrou o workshop sobre a técnica e a organicidade do ator-dançarino. Ele utilizou o método de pesquisa do Grupo Tibanaré, especificamente da obra Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros, com o objetivo de apresentar as bases do treinamento físico para atores, dançarinos ou pessoas interessadas em conhecer esse processo por meio da prática.

Jefferson destacou que a experiência foi uma troca muito rica e que espera ter deixado boas contribuições para a arte cênica em Rondônia.

A 6ª edição do Festival Amazônico de Teatro 2025 é realizada por meio do Edital nº10/2024/SEJUCEL-SIEC – Fomento para

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

JUABP e Az de Ouro conquistam o título no encerramento do 41º Arraial Flor do Maracujá

JUABP e Az de Ouro conquistam o título no encerramento do 41º Arraial Flor do Maracujá

A quadrilha junina JUABP e o boi-bumbá Az de Ouro foram os grandes vencedores da categoria adulto, da 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá. A quadri

Boi Bumbá Mirim-Estrelinha é Campeão "Flor do Maracujá"!

Boi Bumbá Mirim-Estrelinha é Campeão "Flor do Maracujá"!

Com uma apresentação que celebrou a nossa tradição de forma vibrante, o grupo encantou o público e os jurados, garantindo o título com uma performan

JUABP -Leva o Título de Campeã

JUABP -Leva o Título de Campeã

A Quadrilha Junina JUABP foi a grande campeã do Arraial Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho, com uma apresentação marcante em brilho, energia e tra

Bi campeão - Az de Ouro do Flor Maracujá

Bi campeão - Az de Ouro do Flor Maracujá

Boi Bumbá Az de Ouro Bi- Campeão do Arraial Flor do Maracujá, apresentou na arena “Cultura-A Semente das Nossas Lutas”, e levantaram a reflexão como

Gente de Opinião Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)