Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição do artista Botôto segue até o dia 23 na Biblioteca Francisco Meirelles


Exposição do artista Botôto segue até o dia 23 na Biblioteca Francisco Meirelles - Gente de Opinião

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 09, na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, a exposição  “Objetos Artísticos” do artista “Botôto”. A mostra ficará aberta à visitação pública até o próximo dia 23. São várias peças artísticas que abordam um contexto e linguajar amazônico e rondoniense, chamando a atenção para a importância da reciclagem de materiais que muitas classificamos como inservíveis, como a peça “Diálogo”, uma escultura tridimensional doada à biblioteca, confeccionada com folhas de jornal. “Busco com essa obra dialogar com o expectador, a fim de despertar nele o interesse pela leitura dos jornais, o material usado na obra, que traz palavras de autoestima. Esse mesmo trabalho com material que traz uma linguagem muito forte a respeito da reciclagem retratando Rondônia, foi visto no ano passado na “Rio + 20”, a reunião de cúpula realizada para discutir o meio ambiente”, disse.

Para a administradora da biblioteca, Lucileyde Feitosa, a exposição de Botôto, por trazer uma arte que utiliza material reciclado, é importante para sensibilizar a população sobre os benefícios das artes à educação. “São obras bem interessantes que buscam despertar o processo crítico das pessoas sobre temas como a dinâmica do espaço da cidade de Porto Velho. Tem também uma obra inspirada na cobra coral, trazendo as questões da Amazônia com seus animais exóticos e cores diversas. É uma arte inspiradora que a vale apena o público apreciar”, incentivou.

Júlio Cézar Pinto de Oliveira, adotou o nome artístico Botôto inspirado nos botos do rio Madeira. O próprio artista revela o motivo: “Certo dia eu estava em uma canoa quando um boto pulou em minha frente e a cena me chamou a atenção. Ao ver que o boto não voltara, insisti em chamá-lo. O eco das palavras  me trouxe à mente a palavra Botôto e ouvi a voz de Deus dizendo: a partir de agora o seu nome artístico será Botôto”, revelou.

 A arte entrou no seu dia a dia por intermédio da própria família, principalmente do pai que tinha uma oficina em casa. “Essa convivência com o meu pai me despertou esse interesse que trago dentro de mim. Hoje considero-me um artista eclético trabalhando vários segmento artísticos, como as intervenções urbanas”, explicou.

Fonte:Joel Elias
Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)