Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Espetáculo de Dança 'Maculelê: Reconstruindo o Quilombo' estreia e encanta público em Vilhena (RO) e Comodoro (MT)

Com 12 apresentações gratuitas, oficinas de dança e rodas de conversa inclusivas, o projeto celebra e valoriza a cultura afro-brasileira em Rondônia e Mato Grosso.


Espetáculo de Dança 'Maculelê: Reconstruindo o Quilombo' estreia e encanta público em Vilhena (RO) e Comodoro (MT) - Gente de Opinião

A força e a beleza das tradições afro-brasileiras estão emocionando plateias em Vilhena (RO) e Comodoro (MT) com o espetáculo de dança “Maculelê: Reconstruindo o Quilombo”. Promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), o projeto tem atraído públicos diversos em escolas públicas e espaços culturais, vibrando com a energia contagiante do maculelê, jongo e capoeira. 

A iniciativa, que estreou em novembro de 2024, foi contemplada no edital Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna do Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional promovido pela Fundação Nacional de Artes – (Funarte). O objetivo é difundir as danças afro-brasileiras, homenageando suas raízes e promovendo o respeito pela diversidade cultural.   

“Cada apresentação é uma celebração das nossas raízes culturais. Estamos honrando nossas tradições e promovendo o respeito à diversidade. Esse projeto é uma ponte entre o passado e o presente, carregando a força de nossa ancestralidade”, destaca Andréia Machado, presidente da ACEMDA. 

Com um elenco de 10 dançarinos, o espetáculo incorpora ritmos vibrantes e coreografias envolventes, levando ao palco a fusão da cultura afro-brasileira com influências indígenas. Além das apresentações, o projeto oferece quatro oficinas de dança afro-brasileira, com 200 vagas, e 12 rodas de conversa acessíveis com interpretação em Libras, abordando temas como identidade, tradição e combate ao racismo. 

Para o estudante de Vilhena (RO), João Gabriel, 16 anos, assistir ao espetáculo foi um momento marcante. "Assistir ao espetáculo Maculelê: Reconstruindo o Quilombo foi uma experiência emocionante. As danças, os tambores e as histórias me conectaram às minhas origens. A roda de capoeira me mostrou como a cultura é uma forma de resistência. Saí inspirado, com orgulho e uma nova visão sobre minha história.", disse o estudante.

Opinião compartilhada pela estudante de Comodoro (MT), Isabela Souza, 15 anos.  "Assistir ao espetáculo Maculelê: Reconstruindo o Quilombo foi uma experiência inesquecível. A energia das danças e a força das músicas me emocionaram profundamente. Além disso, foi incrível ver que havia interpretação em Libras, tornando tudo acessível para todos. Aprendi muito sobre a importância das tradições afro-brasileiras e como elas representam resistência e orgulho. Saí da apresentação inspirada e com vontade de compartilhar esse conhecimento com todos ao meu redor.", afirmou Isabela Souza.

Segundo Andréia Machado, o impacto social é uma das maiores conquistas do projeto: “Estamos promovendo transformação e inclusão por meio da arte. A cultura afro-brasileira precisa ser celebrada e reconhecida como parte essencial da nossa identidade.” 

O projeto prevê impactar diretamente 1.200 pessoas até dezembro, fomentando a valorização das raízes afro-brasileiras e indígenas e incentivando uma visão inclusiva da diversidade cultural em Rondônia e Mato Grosso.  O projeto do espetáculo Maculelê: Reconstruindo o Quilombo foi fomentado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023.

As apresentações de “Maculelê: Reconstruindo o Quilombo” são mais do que um espetáculo artístico: são um movimento de preservação e valorização cultural, reforçando a importância das tradições que moldam o Brasil. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)