Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Escolas podem se inscrever em projeto de ética e cidadania


 
Depois de uma bem-sucedida fase piloto em 2009, o projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”, estrelado pelos personagens da Turma da Mônica, chegará a 500 escolas em 2010. A iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), que tem apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), atenderá cerca de 300 mil alunos do ensino fundamental dos 26 Estados e do Distrito Federal. E, para garantir a participação no projeto, a tarefa principal caberá aos diretores das escolas. Desde o dia 23 de fevereiro, está disponível, no endereço www.cgu.gov.br, um formulário para a inscrição no processo seletivo.

As escolas participantes serão escolhidas, somente entre as inscritas por meio deste formulário, com base em critérios de antecedência, distribuição geográfica e número de alunos. Também será considerada, no critério de seleção, a participação prévia da escola em atividades desenvolvidas pela CGU, como Concursos Culturais e de Desenho e Redação.

Os representantes das escolas deverão se comprometer a indicar um coordenador pedagógico para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania, por meio do qual será capacitado nos temas abordados pelo Projeto. O coordenador indicado deverá concluir o Curso sob pena de suspensão da participação da escola no Projeto e deverá atuar como multiplicador, disseminando o conteúdo do Curso aos demais professores da escola que atuarão no Projeto. A escola deverá, também, assumir o compromisso de utilizar o material pedagógico e participar dos processos de avaliação respondendo a questionários e prestando informações a respeito do desenvolvimento das atividades.

Os pedidos de inscrição no projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” serão recebidos até o dia 02 de abril de 2010. A divulgação da relação das escolas selecionadas está prevista para o final do mesmo mês.

“Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”

O projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” busca incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens. Os alunos têm oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e auto-estima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Mauricio de Sousa.

A CGU fornece a cada escola selecionada kits contendo Manual do Professor, Caderno do Aluno, Revista de Atividades, histórias em quadrinhos, jogos, cartazes e carteirinha. Além disso, a Controladoria acompanhará a implementação do Projeto e manterá um canal de interação com as escolas parceiras.

As escolas que formalizarem parceria com a CGU deverão utilizar o primeiro semestre para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania e capacitar os professores responsáveis pela aplicação do Projeto, avaliar o material e desenvolver atividades complementares. No segundo semestre, ocorrerá o efetivo contato dos alunos com o material pedagógico, de acordo com os planos de trabalho previamente definidos pelas escolas. 

Fonte: CGU

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio