Quarta-feira, 3 de março de 2010 - 20h46
Depois de uma bem-sucedida fase piloto em 2009, o projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”, estrelado pelos personagens da Turma da Mônica, chegará a 500 escolas em 2010. A iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), que tem apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), atenderá cerca de 300 mil alunos do ensino fundamental dos 26 Estados e do Distrito Federal. E, para garantir a participação no projeto, a tarefa principal caberá aos diretores das escolas. Desde o dia 23 de fevereiro, está disponível, no endereço www.cgu.gov.br, um formulário para a inscrição no processo seletivo.
As escolas participantes serão escolhidas, somente entre as inscritas por meio deste formulário, com base em critérios de antecedência, distribuição geográfica e número de alunos. Também será considerada, no critério de seleção, a participação prévia da escola em atividades desenvolvidas pela CGU, como Concursos Culturais e de Desenho e Redação.
Os representantes das escolas deverão se comprometer a indicar um coordenador pedagógico para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania, por meio do qual será capacitado nos temas abordados pelo Projeto. O coordenador indicado deverá concluir o Curso sob pena de suspensão da participação da escola no Projeto e deverá atuar como multiplicador, disseminando o conteúdo do Curso aos demais professores da escola que atuarão no Projeto. A escola deverá, também, assumir o compromisso de utilizar o material pedagógico e participar dos processos de avaliação respondendo a questionários e prestando informações a respeito do desenvolvimento das atividades.
Os pedidos de inscrição no projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” serão recebidos até o dia 02 de abril de 2010. A divulgação da relação das escolas selecionadas está prevista para o final do mesmo mês.
“Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”
O projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” busca incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens. Os alunos têm oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e auto-estima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Mauricio de Sousa.
A CGU fornece a cada escola selecionada kits contendo Manual do Professor, Caderno do Aluno, Revista de Atividades, histórias em quadrinhos, jogos, cartazes e carteirinha. Além disso, a Controladoria acompanhará a implementação do Projeto e manterá um canal de interação com as escolas parceiras.
As escolas que formalizarem parceria com a CGU deverão utilizar o primeiro semestre para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania e capacitar os professores responsáveis pela aplicação do Projeto, avaliar o material e desenvolver atividades complementares. No segundo semestre, ocorrerá o efetivo contato dos alunos com o material pedagógico, de acordo com os planos de trabalho previamente definidos pelas escolas.
Fonte: CGU
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P