Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Escola Municipal Jorge Andrade registra nº recorde inscritos


 
A qualidade de ensino da escola municipal de música Jorge Andrade está atraindo, a cada dia, mais pessoas em busca de uma vaga para o ingresso na música, e este ano não foi diferente, tanto que a escola registrou 1.500 inscritos para 400 vagas disponíveis. Para facilitar o acesso à música, a escola -que atualmente atende mais de mil alunos em sua sede- instalou 320 pólos através de recursos oriundos da Prefeitura de Porto Velho.

A diretora, Maria Duciléia Borges, relata que a escola atualmente oferece os seguintes cursos: musicalização infantil de 08 a 10 anos, aulas de violão, teclado, piano, saxofone, guitarra, contrabaixo, bateria, técnica vocal, canto, coral infantil e adulto além do curso de teoria e percepção vocal. Para o ano que vem estão prevista aulas de violino.

Duciléia explica que o número de inscrições aumentou devido ao crescimento populacional em Porto Velho nos últimos dois anos, por isso há a necessidade de que a escola amplie sua estrutura para atender melhor a sua grande clientela. “Como a procura é grande realizamos sorteio para as vagas disponíveis”, disse.

Já estão garantidos recursos do Ministério de Educação (MEC) para a ampliação do prédio e está em andamento a contratação de novos professores. A medida atende a exigência da Lei 1.176 que torna obrigatório o ensino de música nas escolas.

 

Projeto

O projeto Música para Todos realizado junto à secretaria municipal da educação (Semed) está levando cursos a nove escolas municipais com aulas de violão e flauta para 60 alunos em cada estabelecimento de ensino.

Importância

A escola Jorge Andrade é a primeira escola pública de música criada em Rondônia. O estabelecimento é responsável pela formação de grandes músicos do cenário musical da Capital, que fazem parte do quadro de professores, como Bado, Binho, Telêmaco, Remis, Lititsia Moreno entre outros.

Fonte: Saulo Bezerra

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio