Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Embrapa Rondônia seleciona músicas de artistas da Amazônia



Músicas de artistas da Amazônia selecionadas para projeto de educação ambiental da Embrapa Rondônia

Cinco músicas de artistas da região amazônica foram selecionadas para a produção de videoclipes que serão utilizados em atividades de divulgação científica e educação ambiental, dirigidas a alunos dos níveis fundamental e médio.

A seleção das canções ocorreu durante a Oficina de Produção de videoclipes educativos, promovida pela Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como parte das atividades do projeto ComCiência Florestal, em execução desde setembro de 2007, financiado pelo CNPq / PPG-7.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do projeto, Vânia Beatriz de Oliveira, estas ações têm o objetivo de promover, em linguagem acessível ao público leigo, a divulgação científica dos resultados de pesquisas florestais desenvolvidas na região amazônica. Na oficina, os alunos fizeram audição e discutiram a mensagem de conscientização ambiental percebidas nas letras de nove músicas de artistas dos estados do Amazonas, Amapá e Rondônia.

O envolvimento de alunos do ensino médio na elaboração coletiva de recursos didáticos audiovisuais é uma das estratégias para que os videoclipes sejam produzidos em uma linguagem adequada ao público a que se dirige.

De Rondônia, a música selecionada foi "Não deixe secar o coração", de Túllio Nunes, interpretada pelo grupo de canto-coral Nossas Raízes, constituído por crianças e jovens de 7 a 19 anos, que, além de cantarem músicas com temas da realidade por eles vivenciada, produzem seus instrumentos de percussão, com aproveitamento sustentável de madeira da área de reserva florestal em que vivem, no distrito de Nazaré, às margens do rio Madeira, a 6h de barco de Porto Velho.

As demais músicas selecionadas foram "Pérola Azulada", de Zé Miguel e João Gomes e "Pela cauda de um cometa", de Nivito Guedes e Fernando Canto, interpretada por Juliele Marques, ambas do Amapá. Do Amazonas, foram selecionadas duas músicas de toadas dos Bois Caprichoso e Garantido.

Os videoclipes produzidos serão gravados em DVD multimídia e distribuídos para bibliotecas de escolas para utilização em atividades educativas que contribuam para a sensibilização quanto às questões ambientais e importância da pesquisa florestal.


Fonte: Embrapa Rondônia/Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)


 

Mais Sobre Cultura

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviári