Domingo, 27 de julho de 2008 - 09h04
Músicas de artistas da Amazônia selecionadas para projeto de educação ambiental da Embrapa Rondônia
Cinco músicas de artistas da região amazônica foram selecionadas para a produção de videoclipes que serão utilizados em atividades de divulgação científica e educação ambiental, dirigidas a alunos dos níveis fundamental e médio.
A seleção das canções ocorreu durante a Oficina de Produção de videoclipes educativos, promovida pela Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como parte das atividades do projeto ComCiência Florestal, em execução desde setembro de 2007, financiado pelo CNPq / PPG-7.
Segundo a pesquisadora e coordenadora do projeto, Vânia Beatriz de Oliveira, estas ações têm o objetivo de promover, em linguagem acessível ao público leigo, a divulgação científica dos resultados de pesquisas florestais desenvolvidas na região amazônica. Na oficina, os alunos fizeram audição e discutiram a mensagem de conscientização ambiental percebidas nas letras de nove músicas de artistas dos estados do Amazonas, Amapá e Rondônia.
O envolvimento de alunos do ensino médio na elaboração coletiva de recursos didáticos audiovisuais é uma das estratégias para que os videoclipes sejam produzidos em uma linguagem adequada ao público a que se dirige.
De Rondônia, a música selecionada foi "Não deixe secar o coração", de Túllio Nunes, interpretada pelo grupo de canto-coral Nossas Raízes, constituído por crianças e jovens de 7 a 19 anos, que, além de cantarem músicas com temas da realidade por eles vivenciada, produzem seus instrumentos de percussão, com aproveitamento sustentável de madeira da área de reserva florestal em que vivem, no distrito de Nazaré, às margens do rio Madeira, a 6h de barco de Porto Velho.
As demais músicas selecionadas foram "Pérola Azulada", de Zé Miguel e João Gomes e "Pela cauda de um cometa", de Nivito Guedes e Fernando Canto, interpretada por Juliele Marques, ambas do Amapá. Do Amazonas, foram selecionadas duas músicas de toadas dos Bois Caprichoso e Garantido.
Os videoclipes produzidos serão gravados em DVD multimídia e distribuídos para bibliotecas de escolas para utilização em atividades educativas que contribuam para a sensibilização quanto às questões ambientais e importância da pesquisa florestal.
Fonte: Embrapa Rondônia/Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)