Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Embrapa Rondônia seleciona músicas de artistas da Amazônia



Músicas de artistas da Amazônia selecionadas para projeto de educação ambiental da Embrapa Rondônia

Cinco músicas de artistas da região amazônica foram selecionadas para a produção de videoclipes que serão utilizados em atividades de divulgação científica e educação ambiental, dirigidas a alunos dos níveis fundamental e médio.

A seleção das canções ocorreu durante a Oficina de Produção de videoclipes educativos, promovida pela Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como parte das atividades do projeto ComCiência Florestal, em execução desde setembro de 2007, financiado pelo CNPq / PPG-7.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do projeto, Vânia Beatriz de Oliveira, estas ações têm o objetivo de promover, em linguagem acessível ao público leigo, a divulgação científica dos resultados de pesquisas florestais desenvolvidas na região amazônica. Na oficina, os alunos fizeram audição e discutiram a mensagem de conscientização ambiental percebidas nas letras de nove músicas de artistas dos estados do Amazonas, Amapá e Rondônia.

O envolvimento de alunos do ensino médio na elaboração coletiva de recursos didáticos audiovisuais é uma das estratégias para que os videoclipes sejam produzidos em uma linguagem adequada ao público a que se dirige.

De Rondônia, a música selecionada foi "Não deixe secar o coração", de Túllio Nunes, interpretada pelo grupo de canto-coral Nossas Raízes, constituído por crianças e jovens de 7 a 19 anos, que, além de cantarem músicas com temas da realidade por eles vivenciada, produzem seus instrumentos de percussão, com aproveitamento sustentável de madeira da área de reserva florestal em que vivem, no distrito de Nazaré, às margens do rio Madeira, a 6h de barco de Porto Velho.

As demais músicas selecionadas foram "Pérola Azulada", de Zé Miguel e João Gomes e "Pela cauda de um cometa", de Nivito Guedes e Fernando Canto, interpretada por Juliele Marques, ambas do Amapá. Do Amazonas, foram selecionadas duas músicas de toadas dos Bois Caprichoso e Garantido.

Os videoclipes produzidos serão gravados em DVD multimídia e distribuídos para bibliotecas de escolas para utilização em atividades educativas que contribuam para a sensibilização quanto às questões ambientais e importância da pesquisa florestal.


Fonte: Embrapa Rondônia/Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)


 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona