Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Em 2008, Governo implanta novas ações para educação


Com o intuito de trabalhar por uma educação de qualidade, oferecendo aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do estado uma formação adequada, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia o ano de 2008 com perspectivas positivas para a educação.

Para o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, destaca-se a ampliação da matricula no ensino fundamental de 09 anos, “essa etapa é inicial da educação básica no Brasil, com duração de nove anos, envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos”, o secretário ainda destacou, que esse estudo foi reformulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No Estado a Seduc trabalha com o objetivo de enfatizar não só o ensino, pois além de ensinar, tem o interesse de despertar aos estudantes a integração do ensino com a vida, conhecimento, ética, reflexão e ação, tendo uma visão de totalidade.

Entre os diversos programas voltados para a melhoria da qualidade do ensino, um dos destaques é o Projeto Raízes, trabalho desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação (GE/Seduc), que promove a educação geral e a formação escolar das populações remanescentes de quilombo e ribeirinhos residentes no Vale do Guaporé e Mamoré, estendendo-se aos municípios de Alta Floresta e Costa Marques. Segundo o coordenador geral da Seduc, Pascoal de Aguiar Gomes, o número de alunos atendidos, pelo projeto conta com oitocentos estudantes no total, sendo 560 ligados ao ensino fundamental e 240 ao ensino médio.

O governo estadual pretende implantar o ensino médio integrado com o ensino profissional em Rondônia, a exemplo do projeto piloto que deverá entrar em execução a partir de 2008, quando as escolas Risoleta Neves e José Otino de Freitas, ambas localizadas em Porto Velho, oferecerão dois cursos nas áreas de informática e eletroquímica.

Fonte: Decom

Mais Sobre Cultura

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

Existem diversas religiões afro-brasileiras em grande crescimento no Brasil que defendem o sacrifício de animais para vários fins.Pode parecer algo

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

As instituições de ensino interessadas em agendar uma visita, seguida de debate, às duas exposições fotográficas multimídia “O Amor é Filho do Tempo”

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

Aconteceu em Tefé, no Amazonas, o 12ª Encontro de Parteiras com o objetivo de disseminar técnicas para aprimoramento de partos em comunidades da Amazô

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Porto Velho, 03 de abril de 2019 - De 13 a 28 de abril, o Porto Velho Shopping receberá o Museu do Videogame Itinerante. Com entrada gratuita e aberta