Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Em 2008, Governo implanta novas ações para educação


Com o intuito de trabalhar por uma educação de qualidade, oferecendo aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do estado uma formação adequada, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia o ano de 2008 com perspectivas positivas para a educação.

Para o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, destaca-se a ampliação da matricula no ensino fundamental de 09 anos, “essa etapa é inicial da educação básica no Brasil, com duração de nove anos, envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos”, o secretário ainda destacou, que esse estudo foi reformulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No Estado a Seduc trabalha com o objetivo de enfatizar não só o ensino, pois além de ensinar, tem o interesse de despertar aos estudantes a integração do ensino com a vida, conhecimento, ética, reflexão e ação, tendo uma visão de totalidade.

Entre os diversos programas voltados para a melhoria da qualidade do ensino, um dos destaques é o Projeto Raízes, trabalho desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação (GE/Seduc), que promove a educação geral e a formação escolar das populações remanescentes de quilombo e ribeirinhos residentes no Vale do Guaporé e Mamoré, estendendo-se aos municípios de Alta Floresta e Costa Marques. Segundo o coordenador geral da Seduc, Pascoal de Aguiar Gomes, o número de alunos atendidos, pelo projeto conta com oitocentos estudantes no total, sendo 560 ligados ao ensino fundamental e 240 ao ensino médio.

O governo estadual pretende implantar o ensino médio integrado com o ensino profissional em Rondônia, a exemplo do projeto piloto que deverá entrar em execução a partir de 2008, quando as escolas Risoleta Neves e José Otino de Freitas, ambas localizadas em Porto Velho, oferecerão dois cursos nas áreas de informática e eletroquímica.

Fonte: Decom

Mais Sobre Cultura

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios