Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Em 2008, Governo implanta novas ações para educação


Com o intuito de trabalhar por uma educação de qualidade, oferecendo aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do estado uma formação adequada, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia o ano de 2008 com perspectivas positivas para a educação.

Para o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, destaca-se a ampliação da matricula no ensino fundamental de 09 anos, “essa etapa é inicial da educação básica no Brasil, com duração de nove anos, envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos”, o secretário ainda destacou, que esse estudo foi reformulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No Estado a Seduc trabalha com o objetivo de enfatizar não só o ensino, pois além de ensinar, tem o interesse de despertar aos estudantes a integração do ensino com a vida, conhecimento, ética, reflexão e ação, tendo uma visão de totalidade.

Entre os diversos programas voltados para a melhoria da qualidade do ensino, um dos destaques é o Projeto Raízes, trabalho desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação (GE/Seduc), que promove a educação geral e a formação escolar das populações remanescentes de quilombo e ribeirinhos residentes no Vale do Guaporé e Mamoré, estendendo-se aos municípios de Alta Floresta e Costa Marques. Segundo o coordenador geral da Seduc, Pascoal de Aguiar Gomes, o número de alunos atendidos, pelo projeto conta com oitocentos estudantes no total, sendo 560 ligados ao ensino fundamental e 240 ao ensino médio.

O governo estadual pretende implantar o ensino médio integrado com o ensino profissional em Rondônia, a exemplo do projeto piloto que deverá entrar em execução a partir de 2008, quando as escolas Risoleta Neves e José Otino de Freitas, ambas localizadas em Porto Velho, oferecerão dois cursos nas áreas de informática e eletroquímica.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

 A advogada Mileni Mota Rolim de Moura lançou ontem, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, seu primeiro livro solo intitulada Entre Ni

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do  Rio de Janeiro.

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) - Coordenadoria Rondônia marcou presença na Bienal Internacional do Rio de Janeiro 2025 co

Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado

Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado

Com diálogos afiados e situações hilárias, a comédia TROCA-TROCA chega ao Distrito Federal para três apresentações imperdíveis: no dia 11 de julho,

Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural

Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural

A Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) encerrou, no último sábado (14), a segunda edição da Mostra de Teatro da Escola Livre de Teatro Wankabuki.

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)