Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008 - 15h31
Com o intuito de trabalhar por uma educação de qualidade, oferecendo aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do estado uma formação adequada, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia o ano de 2008 com perspectivas positivas para a educação.
Para o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, destaca-se a ampliação da matricula no ensino fundamental de 09 anos, essa etapa é inicial da educação básica no Brasil, com duração de nove anos, envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos, o secretário ainda destacou, que esse estudo foi reformulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
No Estado a Seduc trabalha com o objetivo de enfatizar não só o ensino, pois além de ensinar, tem o interesse de despertar aos estudantes a integração do ensino com a vida, conhecimento, ética, reflexão e ação, tendo uma visão de totalidade.
Entre os diversos programas voltados para a melhoria da qualidade do ensino, um dos destaques é o Projeto Raízes, trabalho desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação (GE/Seduc), que promove a educação geral e a formação escolar das populações remanescentes de quilombo e ribeirinhos residentes no Vale do Guaporé e Mamoré, estendendo-se aos municípios de Alta Floresta e Costa Marques. Segundo o coordenador geral da Seduc, Pascoal de Aguiar Gomes, o número de alunos atendidos, pelo projeto conta com oitocentos estudantes no total, sendo 560 ligados ao ensino fundamental e 240 ao ensino médio.
O governo estadual pretende implantar o ensino médio integrado com o ensino profissional em Rondônia, a exemplo do projeto piloto que deverá entrar em execução a partir de 2008, quando as escolas Risoleta Neves e José Otino de Freitas, ambas localizadas em Porto Velho, oferecerão dois cursos nas áreas de informática e eletroquímica.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)