Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Em 2008, Governo implanta novas ações para educação


Com o intuito de trabalhar por uma educação de qualidade, oferecendo aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do estado uma formação adequada, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia o ano de 2008 com perspectivas positivas para a educação.

Para o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, destaca-se a ampliação da matricula no ensino fundamental de 09 anos, “essa etapa é inicial da educação básica no Brasil, com duração de nove anos, envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos”, o secretário ainda destacou, que esse estudo foi reformulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No Estado a Seduc trabalha com o objetivo de enfatizar não só o ensino, pois além de ensinar, tem o interesse de despertar aos estudantes a integração do ensino com a vida, conhecimento, ética, reflexão e ação, tendo uma visão de totalidade.

Entre os diversos programas voltados para a melhoria da qualidade do ensino, um dos destaques é o Projeto Raízes, trabalho desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação (GE/Seduc), que promove a educação geral e a formação escolar das populações remanescentes de quilombo e ribeirinhos residentes no Vale do Guaporé e Mamoré, estendendo-se aos municípios de Alta Floresta e Costa Marques. Segundo o coordenador geral da Seduc, Pascoal de Aguiar Gomes, o número de alunos atendidos, pelo projeto conta com oitocentos estudantes no total, sendo 560 ligados ao ensino fundamental e 240 ao ensino médio.

O governo estadual pretende implantar o ensino médio integrado com o ensino profissional em Rondônia, a exemplo do projeto piloto que deverá entrar em execução a partir de 2008, quando as escolas Risoleta Neves e José Otino de Freitas, ambas localizadas em Porto Velho, oferecerão dois cursos nas áreas de informática e eletroquímica.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)