Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 - 08h01
Com o
objetivo de retratar e valorizar a cultura indígena Nambiquara, está em fase de
produção o curta-metragem “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção
da Chicha e Beiju”, produzido em Vilhena (RO).
A obra, coordenada pela produtora cultural Andressa Machado, mergulha no cotidiano e nos saberes ancestrais dos Nambiquaras revelando práticas que preservam não apenas a gastronomia tradicional, mas também a identidade e a memória coletiva da comunidade.
As gravações foram realizadas na comunidade indígena Sabanê, abrangendo as aldeias Sowaintê e Capitão Kina, localizadas na área rural de Vilhena (RO). Com 14 minutos de duração, classificação livre e acessibilidade por meio de interpretação em Libras e legendas, o documentário propõe uma imersão sensível nas tradições que unem a produção da chicha e do beiju ao fortalecimento cultural e social da comunidade.
Segundo Andressa, a proposta vai além de retratar a culinária. “Ao mostrar como a chicha e o beiju são preparados, revelamos também histórias, valores e a forma como o conhecimento é transmitido de geração em geração. É sobre conexão com a terra, respeito à natureza e resistência cultural”, explica Andressa Machado.
De acordo com Andressa Machado, a chicha bebida fermentada de milho e o beiju feito de mandioca ocupam papel central nas relações sociais dos Nambiquara. Mais do que alimentos, são elementos de partilha, celebração e identidade, carregando consigo técnicas e rituais preservados ao longo de séculos.
Andressa Machado conta que a ideia do projeto surgiu da necessidade de dar visibilidade a comunidades indígenas que muitas vezes são invisibilizadas. Ao destacar seus modos de vida, o filme também provoca reflexões sobre a importância da preservação cultural e ambiental. “Queremos que as pessoas compreendam que preservar essas tradições significa preservar parte da história do nosso estado de Rondônia e do Brasil e fortalecer a diversidade cultural”, reforça Andressa Machado.
O documentário será exibido gratuitamente em Vilhena e Pimenteiras do Oeste (RO). O projeto do vídeo documentário foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC- Edital LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo no Eixo II: Curtas Metragens/ Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos.
“Sou imensamente grata a todos que tornaram esse trabalho possível, ao Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo e principalmente aos Sabanê que abriram suas casas, compartilharam seu tempo e transmitiram seu conhecimento com generosidade. Este filme é, antes de tudo, deles.”, finaliza Andressa Machado.
Produção de Artes Integradas Rondoniense, por meio da Lei Paulo Gustavo. Com seis dias de programação, o Festival Amazônico de Teatro, FAT 2025, enc
JUABP e Az de Ouro conquistam o título no encerramento do 41º Arraial Flor do Maracujá
A quadrilha junina JUABP e o boi-bumbá Az de Ouro foram os grandes vencedores da categoria adulto, da 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá. A quadri
Boi Bumbá Mirim-Estrelinha é Campeão "Flor do Maracujá"!
Com uma apresentação que celebrou a nossa tradição de forma vibrante, o grupo encantou o público e os jurados, garantindo o título com uma performan
JUABP -Leva o Título de Campeã
A Quadrilha Junina JUABP foi a grande campeã do Arraial Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho, com uma apresentação marcante em brilho, energia e tra